Monitoramento Hidrológico

Os trabalhos de monitoramento hidrológico do Serviço Geológico do Brasil - CPRM são realizados através do Programa Recursos Hídricos Subterrâneos.

Monitoramento da Rede Hidrometeorológica

Projetos

  • Sistema de Informações de Águas Subterrâneas - SIAGAS. Apresenta mecanismos que facilitam a coleta, a consistência e o armazenamento de dados hidrogeológicos, além de sua difusão junto aos órgãos gestores e usuários de hidrogeologia. Atualmente encontra-se cadastrado no Sistema 102.000 poços e já se encontra em implantação do produto em 10 órgãos gestores estaduais.
  • Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas - RIMAS. Os resultados do monitoramento permanente e contínuo irão propiciar, a médio e longoprazos, a identificação de impactos às águas subterrâneas em decorrência da explotação ou das formas de uso e ocupação dos terrenos, da estimativa da disponibilidade do recurso hídrico subterrâneo, dentre outras informações.

Cadastramento, Recuperação, Revitalização e Instalação de Poços

Este programa realiza o cadastramento de poços e de usuários de água, bem como a revitalização e instalação de poços. Está em conclusão o Atlas de Recursos nos estados localizados no semiárido.
Inicia-se a revitalização e o cadastramento de poços nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e na região Nordeste.

Estudos, Levantamento e Cartografia Hidrogeológica

Consiste no desenvolvimento de pesquisa e estudos hidrogeológicos, bem como elaboração de mapas hidrogeológicos em ambiente SIG. Realiza-se pesquisa em pequenas bacias sedimentares interiores no semiárido brasileiro e elaboração de estudos e mapas hidrogeológicos no estado do Rio Grande do Sul, no Vale do Jequitinhonha e na borda sudeste da Parnaíba.

Pesquisas e Estudos em Águas Subterrâneas


Sistema Simplificado de Abastecimento - SSA SIAGAS RIMAS
  • Imprimir