ACERVO DA BIBLIOTECA


Norway

A biblioteca do Museu de Ciências da Terra é herdeira da biblioteca do Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM (atual Agência Nacional de Mineração - ANM), que se incendiou em maio de 1973, quando todo o acervo foi perdido (exceto duplicatas de publicações do DNPM que estavam em outro local). A partir de 1974, iniciou-se o acervo formado por doações de coleções particulares, instituições de pesquisas em ciências da Terra e também doações de serviços geológicos nacionais e internacionais.

A coleção atual é formada por obras relevantes para o estudo da geologia, paleontologia, mineralogia, divulgação científica e museologia, bem como por temas relacionados. Atualmente este acervo é formado por cerca de 90 mil obras, sendo composto por livros, periódicos, relatórios, mapas, documentos e fotografias. Além disso, possui coleções importantes, tais como Coleção DNPM, Coleção Llewellyn Ivor Price e Coleção Diogenes Campos.

No acervo, encontram-se publicações do século XIX, uma grande coleção de obras impressas dos séculos XX e algumas do século XXI. Para a formação desse magnífico acervo, a biblioteca contou também com significativas doações de coleções de particulares, principalmente de Eusébio de Oliveira, Llewellyn Ivor Price e Friedrich Wilhelm Sommer. A biblioteca também tem grandes coleções de periódicos importantes, por exemplo a Science e a Nature.

A biblioteca integra a Rede de Bibliotecas Ametista do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, rede de bibliotecas que apresenta foco em geociências, abrangendo cerca de 180 m²: são dois mezaninos, uma sala de estudo e um setor infantil.

O acervo da biblioteca infantil é constituído por livros e histórias em quadrinhos, especialmente sobre ciências da Terra. A biblioteca infantil oferece atividades de contação de histórias, mediação de leitura, desenhos, manuseio de fósseis, rochas e minerais, teatro, quebra-cabeças, fantasias, dentre outras atividades e oficinas que ensinam ciências da Terra de maneira lúdica, através do incentivo à leitura.

Para consultas ao acervo é necessário o agendamento pelo telefone 21 2546-0434 ou pelo e-mail bibliotecamcter@cprm.gov.br.





O Museu de Ciências da Terra informa que a agenda de 2019 para novas solicitações está encerrada. Caso queira entrar na lista de espera devido a alguma desistência ou imprevisto, entre em contato conosco através do nosso e-mail: educamcter@cprm.gov.br.




TOPO | VOLTAR | HOME




Como Chegar