MUSEU EM MOVIMENTO: OFICINAS

O UNIVERSO DOS FÓSSEIS, ROCHAS E MINERAIS
Faixa-etária: de 0 a 5 anos de idade

São atividades relacionadas à paleontologia e à geologia que estimulam o desenvolvimento físico, psicológico,intelectual e social da criança. A informação é apresentada de forma simples e concreta, a partir de diferentes materiais para contato visual e tátil. As atividades consistem em apresentação de histórias infantis na área das geociências, oficinas interativas sobre cores, formas dos minerais, músicas, pinturas, uso de fantasias, contato com brinquedos e manipulação de fósseis reais.

GEOLOGIA NO COTIDIANO
Faixa-etária: de 6 anos em diante

Qual a importância da geologia na sua vida? Do uso da pedra lascada à exploração petrolífera, a geologia (ou o estudo da Terra) tem sido crucial para o desenvolvimento da sociedade como a conhecemos. A atividade oferecida nesta exposição consiste em uma caixa interativa através da qual o público pode investigar e relacionar amostras de rochas e minerais com objetos e produtos comuns do cotidiano das pessoas.

ESCALA GEOLÓGICA EM TIRA DE PAPEL
Faixa-etária: de 6 anos em diante

Nosso planeta tem cerca de 4,6 mil milhões de anos. Para nós, seres humanos, esse tempo é quase inimaginável. Com papel, lápis e régua desenvolvemos uma oficina que permite ao público criar sua própria escala geológica. Com a escala em mãos e com a manipulação de fósseis de diversas idades, cada pessoa pode observar as transformações ocorridas desde a origem do planeta até os dias atuais, permitindo uma reflexão sobre o papel de cada um na história da Terra.

IMPACTOS DA GEOLOGIA NA SAÚDE
Faixa-etária: de 12 anos em diante

Nessa oficina são disponibilizadas diversas amostras do acervo de rochas e minerais para que o público possa identificar e caracterizar fontes naturais e antropogênicas de materiais benéficos e nocivos à saúde pública e ao meio ambiente. A partir desse entendimento, a proposta é abrir uma discussão sobre o que pode ser feito para minimizar ou evitar tais exposições.




O Museu de Ciências da Terra informa que a agenda de 2019 para novas solicitações está encerrada. Caso queira entrar na lista de espera devido a alguma desistência ou imprevisto, entre em contato conosco através do nosso e-mail: educamcter@cprm.gov.br.





TOPO | VOLTAR | HOME



Como Chegar