Assuntos Internacionais


A Assessoria de Assuntos Internacionais – ASSUNI do Serviço Geológico do Brasil - CPRM tem por objetivo executar as atividades referentes à política internacional da CPRM no campo da cooperação técnica e da prestação de serviço, em conformidade com as determinações da política externa do governo federal, levando em conta a harmonização das metas da instituição com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério de Minas e Energia – MME, através da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral – SGM, e apoiada pelo Ministério das Relações Exteriores – MRE, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação – ABC.

De acordo com o Plano Básico de Organização da CPRM, fundamentado no Artigo 7º do Estatuto da CPRM, e com a Norma nº 004/PR-96, são atribuições da Assessoria de Assuntos Internacionais – ASSUNI:
  • Estabelecer contatos com organismos internacionais, visando, além da cooperação técnica, à captação de negócios e à prestação de serviços técnicos, bem como ao financiamento para suas execuções.
  • Participar de reuniões de comissão mista no Brasil e no exterior e com delegações estrangeiras em visita ao Brasil, desde que as reuniões sejam do interesse da CPRM.
  • Estabelecer contatos com instituições internacionais, objetivando a discussão e a consolidação de instrumentos legais, tendo em vista a transferência e/ou absorção de tecnologia na área das geociências.
  • Subsidiar a Diretoria Executiva da CPRM na formulação e na elaboração da política e das estratégias internacionais da empresa.
  • Manter entendimento com as chefias dos órgãos executores da cooperação técnica, dos serviços e/ou projetos, no sentido de orientá-los quanto à assistência aos clientes, providenciando para que lhes seja garantido o melhor atendimento às suas solicitações, dentro das especificações preestabelecidas.
  • Propor, em consonância com as demais diretorias e superintendências regionais, programas de viagens ao exterior, que sejam de interesse da CPRM e do governo brasileiro, de acordo com o estabelecido na legislação vigente.
  • Consolidar e elaborar a programação financeira da ASSUNI, com vistas ao cumprimento das metas estabelecidas no planejamento das atividades internacionais da CPRM, agindo em estreito contato com os demais órgãos.
  • Providenciar para que, antes de serem assinados pelo diretor-presidente, todos os instrumentos legais relativos à sua área de competência, sejam enviados à Consultoria Jurídica, à Diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento e à Diretoria de Administração e Finanças, para exame dos respectivos aspectos jurídicos, comerciais e financeiros.

Na realização de suas atividades, a ASSUNI segue plenamente os valores e as determinações contidas no Código de Ética da CPRM e no Código de Conduta dos Empregados da CPRM, em relação às regras de conduta dos colaboradores em suas relações pessoais e profissionais. Devido à sua natureza, a ASSUNI também atende às determinações contidas na Instrução Viagem para o Exterior, objetivando viabilizar a ida de missões de empregados da CPRM ao exterior.

Devido à sua função estratégica na CPRM, a Assessoria de Assuntos Internacionais – ASSUNI está subordinada diretamente ao diretor-presidente da empresa. No Organograma da empresa, também disponível na seção Sobre a CPRM - Estrutura Organizacional deste site, a ASSUNI aparece como um dos órgãos à direita do diretor-presidente e está identificada pela cor vermelha.



Contato e Informações:
Maria Glícia da Nóbrega Coutinho
Assessoria de Assuntos Internacionais – ASSUNI
E-mail: maria.glicia@cprm.gov.br

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.