Cooperação Brasil – Suíça

Cooperação Brasil – Suíça

Em janeiro de 2013 o SGB recebeu visita do Diretor do Geological Survey of Switzerland - GSS ou (Swiss Topo) e responsável pelo laboratório “Mont Terri Rock Laboratory” e a representante da área de assuntos sociais do governo suíço, engajada em trabalhos sociais junto a comunidade de Friburgo, Rio de Janeiro. O referido laboratório tem como missão desenvolver pesquisa geológica sobre depositório profundo para lixo atômico. O objetivo da visita foi a discussão sobre futura cooperação técnica entre Brasil e Suíça no campo do Planejamento e Gestão Territorial.

Em atendimento a expectativa dos representantes suíços, inicialmente a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais comentou sobre a matriz energética brasileira e a participação dos diferentes componentes, tendo o assunto se concentrado no cenário nuclear no Brasil e os procedimentos adotados pelo País na busca de soluções para depósitos de seus resíduos nucleares. Na Suíça, o GSS tem concentrado atenção no tema e o Mont Terri Rock Laboratory desempenha relevante papel sobre o assunto.

A seguir, o Diretor de Hidrologia e Gestão Territorial manifestou interesse do SGB em efetivar parceria com o Serviço Geológico Suíço (GSS) na área de Risco Geológico, tendo em vista a experiência dos suíços na execução de mapas de riscos e na transferência de conhecimento em planejamento territorial municipal, onde ocorre uma forte interação do GSS e a população. Em continuidade, abordou as ações realizadas pelo SGB quando foram levantadas 5400 áreas com problemas de movimento/deslizamento de massas no Brasil, em aproximadamente 300 municípios, abrangendo cerca de 1,5 milhão de pessoas.

O Diretor do GSS comentou sobre a situação de Friburgo, Rio de Janeiro, sugerindo que a experiência suíça em Planejamento Territorial, no âmbito municipal, poderia ser aplicada para a área fluminense em função da similaridade dos aspectos fisiográficos. Abordou também sobre a situação do relevo íngreme no seu país caracterizado pelo predomínio de montanhas (Alpes), população local expressiva e os frequentes deslizamentos que ocorrem na região. Mencionou ainda a principal dificuldade neste tema, que é a ligação entre os trabalhos técnicos realizados e os mapeamentos, por exemplo, como as ações e decisões efetivas dos gestores públicos irão impactar na vida / segurança da população local.

Em seguida, após breve explanação sobre o Geological Survey of Switzerland - GSS, o Diretor formulou convite para o SGB visitar suas instalações a fim de conhecer as atividades em desenvolvimento e produtos. Em continuidade, sugeriu outubro de 2014 como a data adequada, ocasião da realização do Workshop EuroGeoSurveys, oportunidade de discutir cooperação técnica com outros parceiros dos serviços geológicos europeus.

A seguir, 03 (três) ações foram sugeridas visando à futuras ações bilaterais entre as duas instituições no tema Gestão de Áreas de Risco Geológico:
(i) Elaboração de um Memorando de Entendimento (MOU) entre o SGB e o GSS e, a seguir o Acordo de Cooperação (Research Agreement), com definições das competências (obrigações e deveres) e dos temas a serem tratados em Projeto de parceria;
(ii) Seleção e envio de um técnico do SGB, em curto prazo, com experiência e qualificação que permita atender os critérios de pré-qualificação exigida pelo lado suíço, para realizar curso na Suíça;
(iii) Visita de uma delegação do SGB ao GSS para conhecer as atividades desenvolvidas pela instituição no tratamento e gestão de áreas de risco geológico.

Posteriormente, em 2014, em atendimento ao convite formulado pelo GSS uma missão do SGB, constituída pelo Diretor de Hidrologia e Gestão Territorial e um técnico da área, viajou a Suíça, Berna, para participar do Workshop EuroGeoSurveys, que teve como tema “Living with Geological Risk”. O evento ocorreu entre 19 a 25 de outubro de 2014, no Swiss Topo.

Durante o workshop foi retomada a discussão sobre possível cooperação técnica com o SGB, tendo sido acordado uma possível parceria entre o SGB, Swiss Topo e a Universidade de Genebra, tendo como objeto riscos geológicos.

A participação do SGB no Workshop EuroGeoSurveys, com a temática “Living with Geological Risk”, propiciou a oportunidade de visualizar das formas de conveniência com situações de riscos geológicos em diversos países, notadamente na Europa.




  • Imprimir