Cooperação Brasil – Inglaterra

Cooperação Brasil – Inglaterra

Em dezembro de 2013, o SGB recebeu visita do pesquisador associado do British Geological Survey - BGS, especialista nas áreas de geologia de engenharia, hidrologia, meio ambiente e risco geológico, com o objetivo de estabelecer acordo de cooperação técnica, entre o BGS e o SGB. Após discussão foi acordado pelas Partes que o Acordo de Cooperação teria como objeto a capacitação de técnicos brasileiros em desastres naturais, com ênfase aos seguintes temas:

  • Deslizamentos (identificação, descrição, classificação e mapeamento);
  • Base de dados; e
  • Susceptibilidade nos deslizamentos.

O SGB manifestou grande interesse em estabelecer um programa de treinamento dos seus técnicos, inclusive em enviar alguns profissionais da empresa para treinamento no BGS, Inglaterra. Na oportunidade as Partes acordaram que novos contatos seriam mantidos objetivando efetivar a demanda.

Em decorrência, em 2014 o SGB recebeu no Escritório do Rio de Janeiro a visita da diretora da área de Geologia de Engenharia do British Geological Survey - BGSDurante uma semana, reunida com a direção e técnicos do SGB, a representante do BGS discutiu-se metodologia de trabalho e resultados alcançados no campo do riscos geológicos, abordando, em linhas gerais, como BGS enfoca o problema dos deslizamentos (land-slide), eventos extremos (inundação e secas), identificação de áreas de riscos, exame da casualidade das informações geológicas e atmosféricas, elaboração de mapas geotécnicos e de susceptibilidade e responsabilidades de governo e da sociedade diante dos desastres naturais em UK.

Concluída a discussão foi elaborada a minuta de Acordo de Trabalho (Agreement) a ser firmado pelo SGB e o BGS. E, encerrando a missão a Dietora do BGS visitou as áreas atingidas pelos desastres naturais em Petropólis e Nova Friburgo, Rio de Janeiro.

Posteriormente, porém ainda em 2014, foi firmado Agreement entre CPRM e BGS, com prazo de duração previsto para 3 (três) anos, tendo como objeto o treinamento e transferência de tecnologia na área dos riscos geológicos, com programa a ser cumprido em 2015. Aguarda-se a definição do SGB para a implantação das ações.

Em início de setembro de 2015, com temas sobre pesquisas voltadas para as mudanças globais, qualidade das águas, aquíferos, reservatórios e inundações, realizou-se na USP, em São Paulo, o Workshop Rain, River, Reservoirs (“Chuvas, Rios e Reservatórios”). O evento promovido pelo British Council, Newton Fund (fundo de fomento à pesquisa e inovação em países emergentes do governo do Reino Unido), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Heriot Watt University, está inserido nas comemorações de 70 anos de atuação do British Council no Brasil.

O principal objetivo do workshop foi identificar possibilidades de parcerias entre institutos de pesquisa do Reino Unido e do Brasil para desenvolvimento de trabalhos de interesse mútuo, promovendo o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia.

O evento também abriu possibilidades de desenvolvimento de novas parcerias de pesquisas nas áreas de Risco Geológico, Hidrogeologia e Hidrologia, principalmente ligadas a sistemas de alerta de eventos críticos e definição de planície de inundação.

O SGB participou das discussões e apresentou duas palestras: (i) “Passado e Evolução Futura do Clima e seu Impacto sobre os Aquíferos de Recife” ; e (ii) Estudos sobre as Inundações do Rio Madeira em 2014, na Região Amazônica”.





  • Imprimir