DAF aperfeiçoa e padroniza processos para aquisição de bens e serviços no SGB/CPRM



Líderes da Diretoria de Administração e Finanças (DAF) e da Superintendência de Planejamento (SUPLAN) do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) aprovaram, no último dia 15 de junho de 2021, novos processos para realização dos serviços de aquisição e contratação de bens e serviços.

A aprovação é uma etapa importante na reestruturação organizacional, pois possibilita a padronização de atividades relevantes da organização, obtida através da identificação, revisão e aprimoramento de fluxos. Com isso, promove-se diretamente maior eficiência e efetividade das ações de compras.

Essa etapa ocorreu nas dependências da ENAP sob coordenação do Diretor de Administração e Finanças do SGB/CPRM, Cassiano de Souza Alves, e condução de representantes da equipe CEFET-MG, Prof. Paulo Henrique Bermejo e João Guilherme Ortega Rafael. Também estiverem presentes GERAFIs, SERAFIs das unidades regionais, Chefes de Departamento, Assessores e Diretoria da DAF.

Os processos que estão contemplados nesse rol de melhorias são:

1. Planejamento Anual para Aquisição de Bens e Serviços;
2. Solicitação para Aquisição de Bens e Serviços;
3. Execução da Licitação (Pregão);
4. Formalização de Contratos de aquisição de Bens e Serviços;
5. Ateste de Bens e Serviços Adquiridos; e
6. Renovação, Reajuste, Alteração ou Repactuação de Contratos de Aquisição de Bens e Serviços.

De acordo com o Diretor Cassiano Alves, “o redesenho e homologação desses processos representam uma conquista importante na modernização do Serviço Geológico Brasileiro, uma vez que tornarão as atividades meio mais eficientes, contribuindo diretamente para maior efetividade das atividades finalísticas”.

Para a Superintendente Ana Vieiro, “esses esforços já sinalizam o potencial de importantes contribuições que o novo Escritório de Processos entregará para o SGB à medida que novos processos forem redesenhados e priorizados”.

De acordo com o Diretor Paulo Romano, “os trabalhos de modernização com a reestruturação organizacional continuam em ritmo intenso por empregados de todas as diretorias e, em breve, novos resultados e contribuições serão alcançados”.

  • Imprimir