Estudos Hidrológicos e Hidrogeológicos Integrados na Região do Aquífero Urucuia - SAU

Estudos Hidrológicos e Hidrogeológicos Integrados na Região do Aquífero Urucuia - SAU

O Aquífero Urucuia está localizado em sua maior parte no oeste do estado da Bahia, na margem esquerda do rio São Francisco, mas também ultrapassa os limites estaduais e está presente no extremo norte de Minas Gerais, extremo leste de Goiás e de Tocantins e extremo sul do Piauí e do Maranhão.

O Aquífero Urucuia é um aquífero sedimentar poroso de grande potencial, contribuindo significativamente para a manutenção das vazões do rio São Francisco, especialmente entre a divisa do estado de Minas Gerais e a montante de Sobradinho.

Devido às condições climáticas, à abundância de recursos hídricos superficiais e subterrâneos e ao relevo da área, nesta região tem havido um grande desenvolvimento da agricultura, especialmente irrigada. Essa grande utilização dos recursos hídricos pode vir a comprometer a manutenção das vazões dos cursos d’água da região, como também as vazões do rio São Francisco e os seus usos como navegação e geração de energia elétrica.

O uso da água para irrigação, tanto superficial quanto subterrâneo, vem aumentando de forma significativa. Dessa forma, tornou-se importante desenvolver estudos de disponibilidade hídrica superficial e subterrânea, com o objetivo, dentre outros, de permitir a simulação de cenários de exploração de recursos hídricos.

Localização da Bacia Sedimentar do Aquífero Urucuia

Ciente disso, o SGB, buscando aprofundar o conhecimento hidrológico e hidrogeológico na região, tem adensado as redes de monitoramento tanto superficiais quanto subterrâneas, bem como desenvolvido estudos integrados na área deste importante aquífero.

Esta é a página de divulgação dos dados das redes de monitoramento implantadas e operadas pelo SGB e dos produtos parciais dos estudos integrados, bem como de teses e dissertações desenvolvidas pela equipe do SGB nesta região.






Contato e Informações

João Alberto Oliveira Diniz
E-mail: joao.diniz@cprm.gov.br

  • Imprimir