Saiba Mais - Patrimônio Geológico

Saiba Mais - Patrimônio Geológico

A geoconservação é de responsabilidade nacional e o nosso patrimônio geológico é essencial para a ciência e a educação, devendo representar uma responsabilidade compartilhada por todos os geocientistas. Todos os geólogos e profissionais relacionados e todas as organizações têm um papel a exercer na proteção desse patrimônio (Wimbledon et al., 2000).

A conservação do patrimônio geológico brasileiro está fortemente relacionada com o conhecimento da sociedade sobre sua real importância científica, educativa e histórico-cultural. É imprescindível o estabelecimento de políticas públicas e mecanismos legais específicos para evitar que as ações antrópicas destruam elementos deste patrimônio de expressivo valor para a história geológica da Terra e que não pode ser recuperado (Lima et al., 2010).

Passados mais de 15 anos de ações direcionadas ao patrimônio geológico, o país ainda está distante de uma situação ideal que permita efetivar o compromisso de conservar e gerir o patrimônio geológico nacional. A implementação de ações diretas que garantam a conservação do patrimônio geológico ainda é pouco frequente, quer pela insuficiência das políticas públicas, quer pelo desconhecimento da sociedade, inclusive da comunidade geocientífica e do poder público. Tal condição parece estar associada à carência de uma estratégia nacional de conservação do patrimônio geológico que integre todas essas ações em um âmbito institucional e ao estabelecimento de bases legais que garantam a conservação desse patrimônio.

No sentido de contribuir para a geoconservação, o Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM publicará, anualmente, uma lista indicativa do patrimônio geológico do Brasil. O aplicativo Sistema de Cadastro e Quantificação de Geossítios e Sítios da Geodiversidade - GEOSSIT, desenvolvido e gerenciado pelo SGB, é utilizado para auxiliar na identificação e seleção das ocorrências mais representativas da geodiversidade brasileira. Além de constituir uma base de dados temática e ser ferramenta para o inventário descritivo detalhado de sítios geológicos notáveis, o sistema constitui uma aplicação metodológica que permite avaliá-los quanto ao seu valor científico e potencial uso educativo e turístico, trazendo ainda à luz o risco de degradação ao qual podem estar sujeitos.

Com base em um amplo elenco de critérios bastante objetivos embutidos e de significados numéricos, que levam em conta representatividade, integridade, raridade e conhecimento científico dos elementos de interesse (conforme metodologias de Brilha 2005, 2016 e Garcia-Cortés & Urquí 2009), o sistema imputa:

  • valores científicos de alta, média e baixa relevância;
  • potenciais usos educativo e turístico (com valor cultural agregado ou não) de alta, média e baixa relevância; e
  • grau de urgência de medidas protetivas.

Os geossítios representam as ocorrências in situ de partes da geodiversidade de alto valor científico que, em conjunto com as correspondentes ocorrências ex situ (coleções de museu), constituem o patrimônio geológico.

Acolhendo tais definições, o GEOSSIT também vem sendo uma importante ferramenta de registro, análise de geossítios e identificação do patrimônio geológico no âmbito das propostas de geoparques elaboradas pelo SGB. Por ser um sistema aberto ao uso público, também vem sendo adotado por instituições de pesquisa do Brasil e do exterior nos estudos acadêmicos voltados ao patrimônio geológico e à geoconservação.

  • Imprimir