Projeto CPRM-UERJ

Projeto CPRM-UERJ

                       Início: 06/2005; Término: 03/2006; Duração: 9 meses


Objetivo e Justificativas

A presente proposta tem por objetivo disponibilizar produtos de mapeamento geológico e cadastramento de recursos minerais das áreas a seguir, as quais já possuem informações obtidas pelas equipes técnicas dessa universidade que justificam a complementação deste trabalho, a fim de aprofundar o conhecimento e posterior disponibilização dos dados para a sociedade. As folhas selecionadas são as seguintes:

Bloco 1 - Região Sudoeste do Estado do Rio de Janeiro
Inclui quatro folhas na escala de 1:100.000, assim denominadas:

  • Santa Rita do Jacutinga,
  • Barra do Piraí,
  • Volta Redonda,
  • Ilha Grande.


Essas folhas situam-se a sul da região coberta pelo Projeto Sul de Minas/Codemig. A região está inserida no segmento central da Faixa Ribeira, que constitui alvo de diversos trabalhos anteriores de nossa equipe.

Destaca-se a importância deste bloco de folhas em função do baixo IDH da maior parte da área coberta, da possibilidade de aplicação dos resultados à gestão territorial de toda a região, incluindo os seguintes aspectos: ecoturismo em expansão (vertente sul da Serra da Mantiqueira e Serra do Mar-Costa verde do estado); melhor conhecimento do importante aquífero na Bacia de Resende; e apoio ao planejamento ambiental urbano e rural (problemas com a degradação dos solos e mananciais hídricos associados à erosão), especialmente na Bacia do Rio Paraíba do Sul. Ressalta-se ainda o potencial mineral da região para Ni em rochas meta-ultramáficas nos arredores de Liberdade; para rochas e minerais industriais (rocha ornamental, brita, areia, saibro, mármore e caolim) em todo o bloco, especilamente ao longo do Vale do Rio Paraíba do Sul; ocorrência de Sn (cassiterita em corpos granitoides) e W (scheelita em rochas calcissilicáticas); e antiga exploração de Cu e Zn em sulfetos (arredores de Lídice);

Bloco 2 - Região Sudoeste do Estado de Minas Gerais
Inclui duas folhas na escala 1:100.000, assim denominadas:

  • Alpinópolis,
  • Guapé.


A região deste bloco situa-se a oeste do Projeto Sul de Minas/CODEMIG e vem sendo trabalhada por pesquisadores da equipe da década de 80.

Destaca-se a importância deste bloco de folhas em função do baixo IDH da maior parte da área coberta, bem como a vocação mineral da região, que inclui a extração de rocha ornamental tipo Pedra São Tomé (quartzito plaqueado) com impacto em áreas de ecoturismo; potencial mineral para calcáreo no Bambuí com impacto sobre a preservação de cavernas e acervo arqueológico; e potencial mineral para Au, Cu, Ni no embasamento paleoproterozoico/arqueano. Os resultados obtidos também poderão ser aplicados à gestão territorial de toda a região.


Metodologia

1. Coleta e organização das informações já disponíveis sobre as áreas a serem mapeadas, envolvendo cadastramento de recursos minerais, geofísica, trabalhos já executados etc.

2. Trabalhos de campo de mapeamento geológico e cadastramento de recursos minerais, que consistem em:

  • Determinar os conjuntos litológicos por meio de técnicas de campo da estratigrafia, geologia estrutural e petrografia, com o apoio de técnicas e dados do sensoriamento remoto, microscopia ótica, geocronologia, geoquímica e geofísica;
  • Estabelecer o empilhamento e o arranjo lateral dos conjuntos litológicos em unidades com hierarquia estratigráfica;
  • Identificar a distribuição espacial e relações cronoestratigráficas das rochas ígneas;
  • Descrever o acervo estrutural e metamórfico dos conjuntos litológicos;
  • Descrever as ocorrências e depósitos minerais, destacando seus controles litoestruturais, como base para avaliação do potencial mineral da área;
  • Interpretar a evolução geológica da região.

3. Apresentação de mapa geológico e cadastramento de recursos minerais em GIS, além de relatório final.


Resultados Esperados

A execução do projeto gerará, no mínimo, os seguintes dados por folha:

BlocoFolhaPetrografiaGeoquímicaRazões NdCalcografiaDatações
U-Pb


1
SF-23-Z-A-V
Volta Redonda
3040552
SF-23-Z-A-II
Santa Rita de Jacutinga
4030552
SF-23-Z-A-III Barra do Piraí4030552
SF-23-Z-C-II
Ilha Grande
1015301
2SF-23-V-B-IV
Alpinópolis
504010102
SF-23-V-B-V
Guapé
30201032
  • Imprimir