Capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico

Desde 2006 o Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM oferece cursos de capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico voltados para profissionais da Defesa Civil de todo o país, tanto na esfera estadual quanto municipal.

A evolução ao longo dos anos e a distribuição dos cursos ministrados nas unidades federativas podem ser conferidas nos gráficos 1 e 2, respectivamente.

 Gráfico 1 – Distribuição dos cursos de capacitação ao longo dos anos  Gráfico 2 – Distribuição dos cursos de capacitação por unidade federativa

Os cursos de capacitação são realizados nas modalidades presencial e remota, sendo essa no formato EaD (Ensino a Distância). Na modalidade presencial são feitas aulas teóricas e aulas práticas em campo. As aulas em campo buscam consolidar o conhecimento dos participantes, com visitas às áreas de risco, discussões sobre os processos físicos atuantes e sobre as alternativas de gestão que podem ser adotadas em cada situação.

Na modalidade remota, o SGB disponibiliza duas categorias de cursos, a saber: síncrona e assíncrona. Na categoria de cursos síncronos, as aulas são realizadas em ambiente virtual, com palestrantes e alunos conectados em tempo real. Nessa categoria os participantes têm uma possibilidade de interação, esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências. Já no curso de modalidade assíncrona as aulas são oferecidas através da plataforma da Escola Virtual do Governo e da Escola Nacional de Administração Pública (Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico). Essa modalidade permite uma maior flexibilidade com relação aos horários, facilitando o acesso ao curso a um número maior de pessoas. O curso é gratuito e aberto ao público geral.

O objetivo principal dos cursos de capacitação promovidos pelo SGB é proporcionar aos participantes um nível básico de conhecimento sobre riscos geológicos. Permitindo, assim, uma formação inicial àqueles que não detêm conhecimento prévio ou atualizando as informações aos que já possuem uma vivência na problemática do risco geológico. Desta forma, embasa-se a formação continuada de cada profissional.





Contato e Informações

Douglas da Silva Cabral
E-mail: seus@sgb.gov.br

  • Imprimir