Estudos Geomorfológicos

A paisagem geomorfológica é resultante de uma combinação de distintos processos geológicos, climáticos e antropogênicos que resulta numa ampla diversidade de formas de relevo. Dentro desse contexto, a geomorfologia consiste num campo do saber estratégico no âmbito das Geociências, frente aos estudos e às atribuições do Departamento de Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (DEGET/CPRM), com a missão de colocar o conhecimento geocientífico a serviço da sociedade.

Neste sentido, a importância da Geomorfologia decorre do seu caráter transversal frente aos demais campos das Geociências e do seu papel aglutinador para a elaboração de análises integradas do meio físico. Assim sendo, nas últimas décadas foi empreendido um esforço teórico-conceitual e metodológico para elaborar uma proposição de cartografia geomorfológica sintética e objetiva e desenvolver estudos de Geomorfologia aplicada à gestão ambiental e ao planejamento territorial.

Em suma, os estudos geomorfológicos empreendidos na CPRM estão orientados para sua aplicação e utilização para diagnósticos geoambientais, levantamento da geodiversidade do território brasileiro, cartografia de áreas de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações, dentre outras aplicações.

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.