Geodiversidade

Geodiversidade é a natureza abiótica (meio físico) constituída por uma variedade de ambientes, fenômenos e processos geológicos que dão origem às paisagens, rochas, minerais, águas, solos, fósseis e outros depósitos superficiais que propiciam o desenvolvimento da vida na terra, tendo como valores intrínsecos a cultura, o estético, o econômico, o científico, o educativo e o turístico.


Mapa Geodiversidade do Brasil - 1:2.500.000
Constitui-se numa síntese dos grandes geossistemas formadores do território nacional, explicitando suas limitações e potencialidades, tomando-se por base a análise da constituição litológica da supra e da infraestrutura geológica.

Coordenação Geral: Cássio Roberto da Silva.
Responsabilidade Técnica: Geólogos Antônio Theodorovicz, Maria Angélica Ramos Barros, Vitório Orlandi e Valter José Marques.
Para adquirir o CD com o SIG completo, entre em contato com o SEUS.


Estaduais
Mapeamentos executados pelo Programa Geologia do Brasil/Levantamento da Geodiversidade. Estão disponíveis para consulta e download os mapas, livros/texto explicativo e banco de dados em Sistema Geográfico de Informações (SIG) dos estados brasileiros.
Os livros impressos e DVDs com todo o conteúdo do projeto (mapa, SIG, livro/texto explicativo) estão disponíveis também no Acervo da Rede de Bibliotecas da CPRM, para acesso ao público em geral.


Área de Fronteira
Mapeamentos executados pelo Programa Mapeamento Geológico e de Recursos Minerais em Áreas de Fronteira.


Áreas Especiais


Plataforma Continental Brasileira e Áreas Adjacentes
O conhecimento da geodiversidade marinha possibilita a análise da influência dos aspectos geológicos na geração das paisagens do fundo marinho, parâmetros oceanográficos, depósitos minerais, risco geológico, geoconservação, relações de apoio à biodiversidade, uso e ocupação, dentre outros.



Geologia Ambiental
A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais / Serviço Geológico do Brasil - CPRM/SGB tem disponibilizado seus recursos humanos, tecnológicos e operacionais para atender às demandas da sociedade brasileira relativas ao conhecimento do meio físico, participando de projetos e estudos sobre geologia ambiental, em parcerias com órgãos de planejamento federais, estaduais e municipais; entidades públicas e privadas; organizações não governamentais e instituições acadêmicas.

Os estudos sobre geologia ambiental têm por objetivo incentivar a aplicação do conhecimento das ciências geológicas no desenvolvimento de estudos, novos métodos e tecnologias a serviço da preservação ambiental e da melhoria da qualidade de vida da população. Nesse sentido, vêm sendo desenvolvidas, de forma sistemática, linhas de ação com enfoque na análise e redução de danos e perdas provocados por desastres naturais (em especial desertificação, escorregamentos e inundações); na avaliação de anomalias geoquímicas em sedimento de fundo, água e solo e possíveis associações com problemas de saúde pública; e na análise e remediação de impactos ambientais promovidos pela atividade mineral por meio de subsídios à execução de planos de recuperação de áreas degradadas pela mineração.

Dentre os estudos geológicos-ambientais destacam-se os seguintes projetos:

Mapa de Declividade em Percentual do Relevo Brasileiro
O mapa foi elaborado a partir de mosaico de imagem SRTM. Foi adotada a classificação de declividade das formas de relevo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.
    Plano ============ 0 a 3%
    Suave ondulado ==== 3 a 8%
    Ondulado ========= 8 a 20%
    Forte ondulado ===== 20 a 45%
    Montanhoso ======= 45 a 75%
    Escarpado ======== > 75%
Sistema de Coordenadas Geográficas-WGS84

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.