Cartas de Perigo Geológico

O mapeamento de perigo a movimentos gravitacionais de massa estabelece critérios topográficos para identificação de áreas propensas a Movimentos Gravitacionais de Massas (MGMs) e define o alcance potencial do atingimento do material mobilizado dos principais MGMs do Brasil (deslizamentos planares, deslizamentos rotacionais, quedas de blocos e fluxo de detritos). Este estudo é elaborado em consonância com as diretrizes e objetivos estabelecidos pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, instituída pela Lei 12.608/2012 e objetiva subsidiar as políticas de ordenamento territorial e prevenção de desastres.

O trabalho é elaborado inicialmente em escritório, quando são feitos os pré-mapas por meio de técnicas de modelagem utilizando softwares de geoprocessamento. Esses documentos cartográficos preliminares são posteriormente validados em campo, quando também é realizada a qualificação do grau de perigo em cada uma das áreas modeladas. Esse procedimento se baseia no reconhecimento de indícios físicos eventualmente presentes no terreno e pode classificar as áreas de perigo nos graus baixo, médio, alto ou muito alto.

Além dos mapas de perigo, também são gerados durante o trabalho um relatório técnico e os arquivos vetoriais, os quais também carregam os principais atributos de cada uma das áreas mapeadas.

Contato e Informações

Julio Lana
E-mail: seus@cprm.gov.br