Livro "Hidrogeologia: Conceitos e Aplicações"

Livro "Hidrogeologia: Conceitos e Aplicações"

Clique para acessar

O livro "Hidrogeologia: Conceitos e Aplicações" (3ª edição revisada e ampliada), lançado pela CPRM no XV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, encontra-se disponível para venda através do Serviço de Atendimento aos Usuários - SEUS. O objetivo principal da iniciativa é atender à demanda por conhecimento hidrogeológico, o que impõe um grande esforço para produzir pesquisas e estudos, formar profissionais e produzir material técnico-científico que preserve e perpetue esse conhecimento. Resumindo o estado da arte da hidrogeologia no Brasil, o livro pode vir a ser um importante instrumento na cadeia de valor que envolve o processo de geração e difusão do conhecimento hidrogeológico.

A obra reúne saberes de vários especialistas em hidrogeologia e, em linguagem clara e objetiva, mostra os diferentes aspectos da hidrogeologia, desde os seus fundamentos básicos, passando por sua aplicação e finalizando com os recursos tecnológicos de que se dispõe atualmente para eficazes tomadas de decisão.

O SGB, ciente da carência de profissionais voltados para a investigação hidrogeológica ante a atual conjuntura global, na qual a água subterrânea representa importante alternativa de suprimento para os diversos usos, já em 1997 produziu essa publicação, a qual obteve grande aceitação no meio acadêmico e profissional.

A decisão de patrocinar uma versão atualizada e ampliada da obra baseou-se na intenção de enriquecer o acervo dessa importante área, contribuir com o aprofundamento do campo da pesquisa e com a geração de conhecimento, compartilhando parte do embasamento científico necessário para a formação de profissionais de hidrogeologia. Tendo sua organização e coordenação científica sob o comando de quatro hidrogeólogos - Fernando A. C. Feitosa (CPRM), João Manoel Filho, Edilton Carneiro Feitosa e J. Geilson Demetrio (UFPE/LABHID) -, essa nova edição inclui, além de uma ampla revisão e reformulação da estrutura de apresentação, uma série de novos temas, em parte por consequência do avanço do conhecimento na última década e também em função de demandas emanadas de estudantes, técnicos e pesquisadores do setor.

Espera-se que o livro sirva de fonte de informações - tanto para cursos de graduação, especialização e pós-graduação em geologia e hidrogeologia, como para referência de técnicos e pesquisadores da área. Acreditando na sua importância e repercussão dentro do panorama atual dos recursos hídricos do país, em face do que representa em escala global a água subterrânea para a humanidade, o responsável pela coordenação editorial da obra, Fernando A. C. Feitosa, informa que o livro cresceu em conteúdo, cobrindo praticamente todos os aspectos inerentes à água subterrânea, desde a sua importância e ocorrência até as ferramentas de gerenciamento.

A edição atual, que teve o apoio da Residência de Teresina da CPRM, é composta por 31 capítulos distribuídos em sete módulos.

Veja também: ERRATA

  • Imprimir