Eventos Críticos

Os trabalhos relacionados a eventos críticos do Serviço Geológico do Brasil - CPRM são realizados através do Programa Recursos Hídricos Superficiais. Seguem abaixo suas ações.


Monitoramento de Redes Hidrológicas
Implantação e operação de redes hidrometeorológicas, telemétricas, de qualidade de água e sedimentométricas, bem como monitoramento de níveis em açudes. Opera a rede hidrometeorológica nacional, constituída de cerca de 2.500 estações, sendo 200 telemétricas via satélite. Além da coleta, consiste e armazena cerca de 240.000 dados hidrológicos anuais. A análise de consistência é realizada de acordo com a Diretrizes para Tratamento de Dados Hidrométricos, elaborada em parceria com a Agência Nacional de Águas, e o armazenamento é efetuado através do Banco de Dados HIDRO (ANEEL/ANA).


Sistema de Alerta de Eventos Críticos - SACE
Implantação e operação de sistemas de previsão de níveis e alerta hidrológico.
Estudos, Levantamentos e Cartografia Hidrológica
Desenvolvimento de pesquisa visando conhecer os processos físicos do ciclo hidrológico, com destaque à interface da hidrologia de superfície com a hidrogeologia, através de bacias experimentais e representativas, estudos de regionalização de vazões e de chuvas intensas, previsão de níveis, elaboração de mapa de inundação, dentre outros.


Efeitos da cheia na cidade de Colatina (ES). Sistema de alerta do Rio Doce Enchente em Governador Valadares. Sistema de alerta contra enchentes da Bacia do Rio Doce (MG-ES) Redes hidrometeorológicas e telemétricas

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.