Definição da Planície de Inundação da Cidade de Governador Valadares

Governador Valadares é uma das mais afetadas com o problema de inundações na bacia do Rio Doce. Por este motivo, o SGB está concluindo o projeto de Definição da Planície de Inundações da Cida-de, permitindo inferir-se a extensão das áreas inundáveis, para apoiar a operação do Sistema de Alerta e o Zoneamento Territorial.

O trabalho consistiu em calibração e validação de modelo hidráulico na área urbana da cidade para definição de cotas da linha d’água; e definição de áreas inundáveis com base no conhecimento das cotas da superfície da linha d’água e utilização de modelo digital do terreno. Os produtos gerados são relatório técnico e mapas contendo a base planimétrica da área urbana de Governador Valadares com as seguintes informações: áreas inundadas para as cotas da estação hidrometeorológica da ANA variando a cada 50 cm; de 350 a 750 cm, para a operação do Sistema de Alerta; e áreas inundadas com vazões associadas a períodos de retorno de 2, 5, 10, 50 e 100 anos, para o zoneamento territorial.

Os produtos já foram utilizados na operação do Sistema de Alerta contra Enchentes da Bacia do Rio Doce 2003/2004 e encaminhados para a Secretaria do Patrimônio da União, ligada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para a definição da Linha Média das Enchentes Ordinárias, que consiste na base da delimitação de áreas localizadas às margens dos cursos d’água que pertencem à União.

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.