Projetos em Desenvolvimento

Em 2010, o Departamento de Hidrologia da CPRM deu início ao projeto intitulado “Disponibilidade Hídrica do Brasil - Estudo para Caracterização Hidrológica dos Solos”, sendo essa iniciativa uma forma de fomentar na hidrologia estudos relacionados a esse tema, podendo com isso se preencher uma lacuna por algum tempo existente entre a hidrologia superficial e a subterrânea.

O referido projeto, coordenado e executado pela pesquisadora Marta Vasconcelos Ottoni, propõe um sistema de classificação estrutural dos vazios do solo, baseado no objetivo de agrupar solos com curvas de disponibilização de ar semelhantes. Tal classificação pedológica, de natureza hidráulica, apresenta a vantagem de ser estritamente quantitativa. Além disso, pode ser um instrumento adicional na predição de características hídricas dos solos, a partir do conhecimento de outras propriedades pedológicas mais facilmente disponíveis. Entre as propriedades que poderiam ser inferidas estão as curvas de retenção de água e de condutividade hidráulica.

Para avaliação dessa proposta de classificação foi desenvolvida uma base hidrofísica de dados de solos do Brasil (HYBRAS) e do exterior, a partir da qual os solos serão classificados, segundo metodologia proposta pelo estudo. O referido sistema já foi aplicado a algumas amostras de solos localizados no Brasil e em regiões internacionais e mostrou-se um instrumento de grande potencial para o conhecimento pedológico.

As referidas bases de dados contêm 1) porosidade total; 2) densidade dos solos; 3) densidade das partículas; 4) conteúdo de matéria orgânica; 5) granulometria e; 6) curva de retenção de umidade na faixa de sucção entre 0 a 15000cm (pelo menos 5 pontos da curva, de preferência).


Veja também

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.