Mapa Hidrogeológico do Brasil ao Milionésimo

 Mapas Hidrogeológicos podem ser elaborados de duas maneiras bastante distintas: como produto de um mapeamento específico, no qual os dados são gerados no próprio estudo, ou como uma síntese temática de dados, mapas e relatórios já existentes.

O Mapa Hidrogeológico do Brasil ao Milionésimo, lançado pelo Serviço Geológico do Brasil - CPRM, foi elaborado a partir do agrupamento, análise e utilização dos dados geológicos, hidrogeológicos, hidrológicos, entre outros já existentes no país, tendo como finalidade apresentar uma síntese da hidrogeologia nacional.

A CPRM é detentora do maior acervo de dados geológicos, hidrológicos e hidrogeológicos do país, fruto do intenso trabalho de mapeamento geológico desenvolvido em todo o território nacional, aliado às suas ações na operação da Rede Hidrometeorológica Nacional - RHN, na alimentação do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas - SIAGAS, além da operação da Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas - RIMAS, constituindo uma bem planejada rede de monitoramento de águas subterrâneas, já implantada e em processo de contínua expansão.

Nada mais natural, então, que partisse da CPRM a iniciativa de sintetizar estas informações cartograficamente, de modo a permitir uma ampla visão da ocorrência das águas subterrâneas no Brasil. O caráter pioneiro da CPRM nessa área, aliás, já é corriqueiro, visto ter produzido, individualmente ou em parceria, o Mapa Hidrogeológico do Brasil (CPRM/DNPM, 1983) e o Mapa Hidrogeológico da América do Sul (CPRM/DNPM/UNESCO, 1986), ambos na escala de 1:5.000.000, além do Mapa de Integraccion Hidrogeologica de la Cuenca del Plata y Áreas Adyacentes (CPRM/UNESCO, 2001 – 1:2.500.000), Mapa Hidrogeológico do Rio Grande do Sul (CPRM/GOVERNO RS - 1:750.000), Mapa de Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo (CPRM/DAEE/IG/IPT – 1:1.000.000) e Mapa de Domínios e Subdomínios Hidrogeológicos do Brasil (CPRM, 2007 – 1:2.500.000).

Este novo produto representa um notável avanço na cartografia hidrogeológica do Brasil. Sua elaboração foi feita em ambiente de Sistema de Informações Geográficas - SIG, permitindo a contínua atualização, estritamente em consonância com as normas internacionais de cartografia hidrogeológica. Seu caráter pioneiro novamente é ressaltado ao utilizar e ao mesmo tempo propor uma nova metodologia que, se espera, seja adotada em todo o país.


Este produto está disponível para consulta e download de arquivos vetoriais no GEOBANK e no SIAGAS.


© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.