Monitoramento Hidrológico

Os trabalhos de monitoramento hidrológico do Serviço Geológico do Brasil - CPRM são realizados através do Programa Recursos Hídricos Subterrâneos.

Projetos
  • Sistema de Informações de Águas Subterrâneas - SIAGAS. Apresenta mecanismos que facilitam a coleta, a consistência e o armazenamento de dados hidrogeológicos, além de sua difusão junto aos órgãos gestores e usuários de hidrogeologia. Atualmente encontra-se cadastrado no Sistema 102.000 poços e já se encontra em implantação do produto em 10 órgãos gestores estaduais.
  • Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas - RIMAS. Os resultados do monitoramento permanente e contínuo irão propiciar, a médio e longoprazos, a identificação de impactos às águas subterrâneas em decorrência da explotação ou das formas de uso e ocupação dos terrenos, da estimativa da disponibilidade do recurso hídrico subterrâneo, dentre outras informações.


Cadastramento, Recuperação, Revitalização e Instalação de Poços
Este programa realiza o cadastramento de poços e de usuários de água, bem como a revitalização e instalação de poços. Está em conclusão o Atlas de Recursos nos estados localizados no semiárido.
Inicia-se a revitalização e o cadastramento de poços nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e na região Nordeste.


Estudos, Levantamento e Cartografia Hidrogeológica
Consiste no desenvolvimento de pesquisa e estudos hidrogeológicos, bem como elaboração de mapas hidrogeológicos em ambiente SIG. Realiza-se pesquisa em pequenas bacias sedimentares interiores no semiárido brasileiro e elaboração de estudos e mapas hidrogeológicos no estado do Rio Grande do Sul, no Vale do Jequitinhonha e na borda sudeste da Parnaíba.


Pesquisas e Estudos em Águas Subterrâneas
Sistema Simplificado de Abastecimento - SSA SIAGAS RIMAS

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.