Quinta-feira, 21 de março de 2019

Animação “Comunidade Mais Segura” ganha versão em três módulos

   O vídeo educativo Comunidade Mais Segura - Mudando Hábitos e Reduzindo Riscos foi dividido em três módulos para facilitar a visualização dos conteúdos. A cartilha, de mesmo nome, foi lançada em 2007 pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), está em sua segunda edição e em 2018 ganhou a versão animada que contou com a narração da jornalista Carla Vilhena. O objetivo é transmitir conhecimentos básicos sobre desastres naturais, principalmente deslizamentos e inundações.

Esses materiais esclarecem, com ilustrações e textos didáticos, o que são os desastres naturais e ainda ajuda na identificação de situações de risco. Aponta, também, medidas e mudanças de hábito para a redução desses riscos. Além disso, dá dicas sobre o que fazer em caso de perigo ou durante períodos de chuvas intensas ou prolongadas.

O coordenador da elaboração da Cartilha e um dos autores, Jorge Pimentel é pesquisador em Geociências do Departamento de Gestão Territorial da CPRM. Ele explicou que o objetivo da Cartilha Animada é ampliar a capacidade de transmissão do conteúdo, principalmente para os instrutores da Defesa Civil que ministram cursos para crianças sobre o tema, já que vídeos mais curtos são menos cansativos. A ideia é ampliar o interesse dos alunos. “Com a divisão da Cartilha Animada em módulos a gente espera que esse conhecimento seja transmitido mais amplamente, principalmente para as crianças. Queremos formar adultos conscientes sobre a importância das ações de prevenção para evitar ou minimizar os danos relacionados com desastres naturais", esclareceu Pimentel.

Acesse os Módulos da Cartilha Animada:

Módulo 1: Apresenta os desastres naturais que mais afetam a população no Brasil: movimentos de massa, como deslizamentos, e inundações. Além disso, aponta atitudes humanas que podem agravar esses desastres.

Módulo 2: Indica atitudes que devem ser evitadas buscando mitigar os desastres naturais e ainda explica por que elas podem ser prejudiciais.

Módulo 3: Exibe medidas que podem evitar situações de risco e que devem ser adotadas por todos, desde jogar lixo na lixeira a construir canaletas para captação das águas das chuvas.

Clique aqui para acessar o vídeo completo.

Acesse aqui a cartilha em formato de livreto.



Lorena Amaro
Pedro Henrique Santos
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
pedro.pereira@cprm.gov.br
(21) 2295-4641

  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.