Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

CPRM disponibiliza livro sobre Geodiversidade do Brasil

 Clique na imagem para ler o livro Produzido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o livro “Geodiversidade do Brasil: Conhecer o Passado, para entender o Presente e prever o Futuro” visa oferecer aos diversos segmentos da sociedade uma tradução do conhecimento geológico-científico. Sua comunicação simples e objetiva facilita a compreensão para fins de planejamento e gestão do território brasileiro aplicados em bases sustentáveis, principalmente para obras de infraestrutura, potencial mineral, agricultura, uso dos recursos hídricos, comportamento frente às fontes poluidoras, riscos geológicos no meio ambiente e geoturismo, apontando as limitações para o uso e ocupação dos terrenos.

Editado pelo responsável pelo Departamento de Gestão Territorial da CPRM, Cássio Roberto da Silva, o livro conta com a participação dos estudos de 37 geocientistas (29 da CPRM, 5 da ANP, 2 da Embrapa e 1 da Cnen). Nos 14 capítulos, foram abordados temas desde a origem e a evolução do planeta Terra até os dias atuais. Uma atenção especial é dada à água, substância vital para a vida, e às imensas riquezas minerais, tanto no continente, quando no fundo marinho. De acordo com prefácio escrito pelo diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, José Ribeiro Mendes, – poderíamos acrescentar “da Humanidade”, dada à importância que o conhecimento da geodiversidade vem ganhando nas últimas décadas – se referindo ao título.

No final do livro são apresentados, em CD-ROM, 74 painéis de animação gráfica, cujo título é “De volta para o futuro: Uma viagem pelo tempo geológico”. Neles, o leitor poderá descobrir com detalhes a origem da vida e das várias extinções que se sucederam; a formação dos continentes, sua fragmentação e a formação de novos continentes; os minerais e seus usos pelo homem. Temas antigos como: dinossauros, petróleo, terremotos e efeito estufa, são apresentados compondo a narrativa evolutiva do planeta. Finalmente, uma reprodução do trecho da Declaração Internacional dos Direitos à Memória da Terra: "A nossa história e a história da Terra estão intimamente ligadas. As suas origens são as nossas origens. A sua história é a nossa história e o seu futuro será o nosso futuro".

 Para adquirir este livro, solicite através do email  seus@rj.cprm.gov.br

  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.