Sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

CPRM entrega relatório de Setorização de Risco do município de Aparecida de Goiânia

 Rodrigo Luiz Gallo Fernandes, Vivian Athaydes Canello Fernandes,  Juliano Tadeu Moreira Cardoso,  Mauro Campos Trindade,  Deyna Pinho e  Devaldo Ferreira de Paula

O município de Aparecida de Goiânia já possui relatório de Setorização de Risco. O trabalho foi desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) com a finalidade de identificar, delimitar e caracterizar as áreas ou setores sujeitos à ocorrência de processos destrutivos de movimentos de massa, enchentes de alta energia e inundações. No total, foram vistoriadas e identificadas pela equipe de Riscos Geológicos da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (GEHITE) de Goiânia 18 áreas, com 303 moradias e 1103 pessoas em risco.

O trabalho foi entregue no dia 15 de dezembro. O ato contou com a presença do Superintendente de Defesa Civil, Juliano Tadeu Moreira Cardoso, do Diretor de Proteção Defesa Civil de Aparecida de Goiânia, Devaldo Ferreira de Paula, e, representando a CPRM, o Gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Mauro Campos Trindade, a Supervisora de Hidrologia e Gestão Territorial, Vivian Athaydes Canello Fernandes e os Pesquisadores em Geociências e executores do Projeto Rodrigo Luiz Gallo Fernandes e Deyna Pinho.

As atividades foram desenvolvidas em três etapas, tendo início com a apresentação das metodologias a serem utilizadas no trabalho de Setorização de Riscos. A etapa das atividades de campo foi realizada nas áreas onde havia históricos de desastres naturais ou em áreas onde existem situações de risco. O mapeamento de risco, que compreendeu o período de 4 a 28 de julho, contou com o apoio dos agentes de Defesa Civil da Prefeitura de Marivânia: Jesus Farias, Priscila Ribeiro e Roneiron Souza. A fase final consistiu na definição e descrição de áreas de risco geológico alto e muito alto e elaboração do Relatório Final.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.