Quarta-feira, 13 de março de 2019

CPRM participa, na Jamaica, de Sessão do Conselho da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos

Delegação Brasileira durante o evento na cidade de Kingston, Jamaica A 25ª Sessão do Conselho da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA), realizada entre os dias 25 de fevereiro a 1º de março, na cidade de Kingston, Jamaica, contou com a participação do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que, na ocasião, foi representado pela coordenadora executiva da DEGEO/DGM, Claudia Maria Rezende de Souza.

Um dos assuntos discutidos durante a sessão foi o Código de Exploração na AREA (solo e subsolo marinho de áreas além da jurisdição nacional) cuja previsão para conclusão é em julho de 2020, além disso, também foram debatidos os planos regionais de gestão ambiental.

O embaixador do Brasil na Jamaica, Carlos Alberto Michaelsen den Hartog, informou durante o evento que o país apresentou sua submissão parcial de Margem Meridional e Oriental junto à Comissão de Limites da Plataforma Continental da ONU, cujo polígono e as coordenadas correlatas envolvem a Elevação do Rio Grande.

"Este trabalho representa mais de 30 anos dedicados pelo Brasil às pesquisas científicas e levantamentos de dados de informações técnicas sobre os limites da sua plataforma continental” explicou o embaixador.

A coordenadora executiva da DEGEO/DGM foi uma das integrantes da delegação brasileira De acordo com o Regulamento Interno da Comissão, o Secretário-Geral das Nações Unidas transmitiu uma comunicação a todos os Estados Membros das Nações Unidas, bem como Estados Partes da Convenção, para tornar público o Sumário Executivo da submissão revisada parcial brasileira de dezembro de 2018, incluindo todos os gráficos e coordenadas contidos no sumário.

International Seabed Authority – ISA

Criada em 1994, é um organismo da ONU sediado na Jamaica, que tem como atribuição congregar os países signatários da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, organizar e controlar as atividades dos fundos marinho, dos oceanos e do subsolo, locais, genericamente chamados de “AREA”, além dos limites da jurisdição nacional dos países.

Laryssa Oliveira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.