Sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

CPRM participa de painel internacional para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul

 Diretor Andriotti falou sobre potencialidades minerais para o desenvolvimento regional do Rio Grande do Sul O Diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), José Leonardo Andriotti, participou nos dias 18 e 19/12 do 1º Painel Internacional Brasil x Itália para o Desenvolvimento Econômico da Região Centro-Sul do RS. O evento reuniu em Camaquã e Tapes autoridades, cônsules, empresários, universidades, gestores de projetos e representantes de missão empresarial, composta por investidores italianos da Associazioni Clust-ER, Centro Ricerche Produzioni Vegelati/CRPV e do Fundo Europeu Low Carbon, de região de Emilia-Romagna. Andriotti foi convidado a apresentar no painel Oportunidades Regionais o tema Recursos Minerais na Região de Guaíba a Pelotas.

A CPRM também apresentou, durante o evento, a exposição do Museu de Geologia da Superintendência Regional de Porto Alegre do Serviço Geológico do Brasil. Foram expostos recursos minerais relevantes do Rio Grande do Sul, como o carvão, ametista e ágata; e da região de Camaquã, como os granitos ornamentais. Também ficou disponível ao público um estereomicroscópio para visualização de areias e seus constituintes em grande aumento.

O encontro, organizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT/RS), teve como objetivo fomentar a construção de ambiente favorável para a formação de conglomerados industriais regionais, estimulando o desenvolvimento local, emprego e geração de renda, ampliando o mercado de altas tecnologias e processos inovadores de diversos setores, como construção civil, energia e desenvolvimento sustentável. No dia 19, a programação teve continuidade no município de Tapes, onde ocorreu a apresentação dos projetos do Terminal de Cargas e Condomínio Industrial, Marina da Lagoa dos Patos e os projetos locais em andamento de Energia Eólica e Fotovoltaica.

Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.