Segunda-feira, 02 de outubro de 2017

CPRM participa do 15º Simpósio de Geologia da Amazônia

 Público no Stand da CPRM Com o tema “Amazônia: um olhar diferenciado das Geociências para a sustentabilidade da Amazônia” foi promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia – Núcleo Norte (SBG-NO) o 15º Simpósio de Geologia da Amazônia, no período de 25 a 27 de setembro, no Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará. Tendo como objetivo promover reflexões e discursões sobre os modelos de exploração dos bens minerais que hoje se apresentam na região, bem como os efeitos causados na vida cotidiana local e na economia em geral.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) teve participação expressiva no evento com 32 pesquisadores em Geociências. Além de apresentar trabalhos na forma oral e pôster, os pesquisadores coordenaram workshops, proferiram palestras e participaram da comissão organizadora. A pesquisadora em Geociências Sheila Gatinho presidiu o evento.

No estande da CPRM foram exibidos vídeos institucionais, orientação dos produtos disponíveis no site da empresa, divulgados e sorteados livros, relatórios e mapas. Houve divulgação em painéis dos mapas institucionais de várias unidades regionais que atuam na Amazônia, distribuídos no hall do centro de convenções atraindo profissionais e estudantes de geociências.

Pesquisadores da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial coordenaram workshop de Recursos Hídricos na Amazônia e Geologia e Engenharia Ambiental na Amazônia, já os pesquisadores da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais coordenaram o workshop “Geologia e Recursos Minerais da Província Carajás”.

O geólogo Erasto Boretti de Almeida que teve seu livro “Carajás: A Descoberta” lançado no evento salientou a importância do próprio por congregar os profissionais que trabalham na região, contribuindo para a integração das informações e dos dados sobre a evolução dos conhecimentos geológicos da Amazônia.

A programação do simpósio contou com os seguintes palestrantes da CPRM:
Roberto Gusmão de Oliveira na abertura do Workshop Geologia e Recursos Minerais da Província Carajás, abordando o levantamento gravimétrico no limite oeste desta província;
Lúcia Travassos da Rosa Costa, abordando as ações do Serviço Geológico do Brasil na Reserva Nacional do Cobre e Associados;
Raphael Correa Neto, abordando a estratigrafia e os controles das mineralizações de manganês da Província Carajás;
Leda Maria Fraga, juntamente com os professores Umberto Cordani da Universidade de São Paulo e Vitor Ramos da Universidade de Buenos Aires apresentando o Mapa Tectônico da América do Sul.

No encerramento do evento a SBG-NO realizou o lançamento do livro Contribuições à Geologia da Amazônia (volume 10), que homenageou in memoriam o geólogo da CPRM, Firmino Coutinho Correia Júnior. Ele atuou nas áreas de cartografia geológica, geoquímica, sedimentologia e recursos minerais coordenando o Projeto Fosfato Brasil, no âmbito da Superintendência de Belém.

 Homenagem da CPRM ao geólogo Firmino Coutinho Correia Junior  Doação do livro “Carajás: A Descoberta” do geólogo Erasto Boretti à biblioteca da CPRM Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.