Terça-feira, 03 de março de 2009

CPRM participa do PDAC 2009

No dia 1º de março, domingo, teve início em Toronto, Canadá, o Prospectors and Developers Association of Canadá (PDAC/2009) e a International Convention & Trade Show. O evento é considerado um dos mais importantes e representativos da indústria mineral no mundo, em especial pelo foco nos segmentos de prospecção e pesquisa.
Desde a sua primeira participação no PDAC em 1998, o Brasil vem alcançando importante espaço junto ao público tradicional do PDAC, tanto com as corporações empreendedoras, quanto com demais governos que transitam nessa feira com a instalação do estande “Brasil Pavilion”.
O Brasil Pavilion é um esforço conjugado entre o governo federal e empresas privadas, nacionais e estrangeiras atuantes no Brasil que apresentam a mineração brasileira no mercado internacional, motivando visitantes e congressistas da feira a conhecerem mais de perto a realidade da mineração no país.
Como nos anos anteriores, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por intermédio da Diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento/Divisão de Marketing e Divulgação (Dimark) foi responsável pela coordenação técnica do Brasil Pavilion, facilitando, assim, o consórcio entre governo e a iniciativa privada para esse tipo de representação, mediante estreita parceria com a Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (Adimb).
A formatação do consórcio que representa o setor mineral brasileiro no PDAC também superou expectativas pelo tempo recorde disponível para mobilização, planejamento e execução. Este ano o evento contabilizou a participação de 30 entidades parceiras, entre instituições de governo, organismos representativos do setor e empresas privadas nacionais e estrangeiras que operam no país.
A preparação do material técnico de divulgação contou novamente com a publicação do portal www.pdac.com.br, como forma de relacionamento com as empresas parceiras, comportando como pólo de agregação e de divulgação antecipada de informações.
O Brasil Pavilion conta com uma coletânea de painéis específicos sobre o panorama atual do setor e sobre o potencial mineral real do país, associado com medidas governamentais de impacto positivo sobre a atividade - levantamentos geológicos e aerogeofísicos; modernização administrativa e informatização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), aspectos da legislação mineral, dentre outros. Tal conjunto compreende a estratégia em época de crise para despertar maior atenção dos investidores internacionais pelo Brasil, materializada no eixo temático “Brasil – continua sendo um campo repleto de oportunidades/Brazil – is still a land of great opportunities”.
 Representantes oficiais do governo no primeiro dia do PDAC/2009 A coordenação da delegação oficial brasileira de 2009 em Toronto está a cargo do secretário-adjunto da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME), Carlos Nogueira Junior. Integram o grupamento do governo federal o diretor-geral do DNPM, Miguel Nery; o diretor de Relações Institucionais da CPRM, Fernando Carvalho; o diretor de Recursos Minerais da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Otto Bittencourt Netto; o diretor do Departamento de Gestão das Políticas de Geologia, Mineração e Transformação Mineral da SGM/MME, Telton Correa; e os assessores do DNPM e da CPRM Paulo Santana e Maria Glicia da Nóbrega Coutinho.
A feira acontece entre os dias 1º e 4 de março e conta com mais de 100 delegações de diversos países, dentre as quais a delegação brasileira, com 59 integrantes cadastrados.
Para maiores detalhes e acompanhamento do Brasil Pavilion basta consultar http://www.pdac.com.br.

 

* Publicação: Asscom - Redação: Dimark-CPRM

  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.