Quarta-feira, 20 de março de 2019

CPRM participa do primeiro congresso de mineração da região de Carajás

 Ulisses Costa fala sobre os resultados alcançados pela CPRM no mapeamento executado entre 2015 e 2018 O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou do 1º Congresso de Mineração da Região de Carajás (Concarajás), realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro na cidade de Parauapebas (PA), que teve como tema “Cooperativismo Mineral, uma Alternativa de Emprego e Renda”.

A CPRM foi representada pelo pesquisador em geociências Ulisses Costa. O geólogo da Superintendência Regional de Belém (SUREG-BE) apresentou a palestra intitulada “O projeto ARIM Carajás – Exemplo de atuação da CPRM em mapeamento geológico e prospecção mineral no Estado do Pará", falando sobre a metodologia de trabalho da empresa e sobre os resultados alcançados pelo projeto durante o período de 2015 a 2018, além das perspectivas para continuidade das atividades em Carajás para os anos seguintes.

Organizado pela Secretaria Municipal de Mineração, Ciência e Tecnologia de Parauapebas, o evento contou com a presença de lideranças locais de vários municípios da região de Carajás, cooperativas de pequenos empreendedores do setor mineral e representantes de instituições públicas da administração estadual. Foram discutidos temas relativos a oportunidades de desenvolvimento econômico da região através do incentivo à mineração de pequeno e médio porte, além de possíveis políticas públicas para regularização de garimpeiros em situação de irregularidade.

O evento foi encerrado com a redação de uma carta-aberta assinada por todos os presentes, contendo as principais resoluções alcançadas durante os debates, a ser encaminhada a todas as instituições presentes e aos governos municipais, estadual e federal.


Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361

  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.