Terça-feira, 19 de março de 2019

CPRM promove palestra internacional “As Mulheres nas Geociências”

 Dra. Mary Anne Holmes durante palestra na Superintendência Regional de Porto Alegre Realizada na Superintendência Regional de Porto Alegre do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a palestra intitulada “As Mulheres nas Geociências” foi ministrada pela pesquisadora internacional Dra. Mary Anne Holmes, da Universidade de Nebraska, Estados Unidos. Promovida pelo Museu de Geologia em parceria com a Associação de Empregados da unidade regional, o evento abordou temas referentes às mulheres na ciência e as dificuldades que elas encontram nesta área.

Ocorrida em fevereiro, na mesma semana em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a palestra proporcionou aos presentes uma discussão relevante sobre a importância das mulheres no ambiente científico. De acordo com Andrea Sander, geóloga, pesquisadora em Geociências da (CPRM) e uma das idealizadoras do evento, mesmo com a limitação da língua, a plateia mostrou muito interesse e “a simplicidade da Mary Anne contribuiu para a descontração que dominou por todo o encontro”.

Houve a abertura de espaço para que homens e mulheres pudessem discutir a questão do gênero nas ciências, sendo muito bem recebida pelos presentes. “A palestra da pesquisadora inovou no sentido de abordar o assunto com estatísticas, usando vários trabalhos sobre a posição das mulheres na área científica, além de dados próprios. Também a Dra. Mary Anne vai além da mera denúncia da situação de disparidade entre cargos e salários, ao identificar causas, discursos e imagens que embasam a desigualdade, e que muitas vezes as próprias mulheres produzem”, afirmou a geóloga Magda Bergmann.

A desigualdade entre homens e mulheres tanto no dia a dia quanto no meio científico vem sendo falado e discutido cada vez mais, se tornando um tema recorrente. Andrea acrescenta que “estes momentos de palestras e mesas redondas abrem espaço para que se discuta a questão do gênero. Quando se olha com impessoalidade dos dados fica clara a extensão do problema”.



Gabriella Rossi
Pedro Henrique Santos
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
pedro.pereira@cprm.gov.br
(21) 2295-4641
  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.