Quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

CPRM realiza entrega de produtos de mapeamento de riscos, em Santa Catarina

 Equipe da CPRM entrega produtos sobre áreas de risco em Santa Catarina O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) realizou, no dia 19 de dezembro, a entrega oficial dos produtos do diagnóstico sobre áreas de risco, em Santa Catarina. A concessão foi realizada no Cigerd (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres), em Florianópolis (SC), pelos pesquisadores em geociências da CPRM Tiago Antonelli (Coordenador Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações) e Júlio Cesar Lana (Coordenador das Setorizações de Risco no Brasil). A Diretora de Minimização de Desastre, Caroline Margarida, participou da reunião representando o Cigerd e por parte da Defesa Civil de SC, Henrique Falcão Ferreira também esteve presente. Os produtos foram entregues dentro do prazo estabelecido no convênio para mapeamento das áreas de risco celebrado entre o Governo do Estado de SC e a CPRM, pelo Fundo Estadual de Proteção de Defesa Civil (FUNPDEC).

Foram entregues a 11 municípios os produtos referentes à Setorização de Risco, resultados de uma atualização dos mapeamentos de áreas de risco geológico realizados anteriormente. Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações também foram entregues a 20 municípios. Essas cartas indicam áreas suscetíveis a processos do meio físico cuja dinâmica pode gerar desastres naturais. Além disso, três municípios receberam as Cartas de Perigo, os primeiros da história da CPRM: Herval D'Oeste, Santo Amaro da Imperatriz e Braço do Norte. Estas cartas resultam da metodologia de análise de perigo e risco realizada de forma inédita no Brasil e desenvolvida no Projeto GIDES (Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais), em cooperação com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Todos os produtos foram entregues à Defesa Civil Estadual que irá repassá-los aos municípios contemplados pelo projeto. Esses materiais serão utilizados tanto em ações de prevenção e resposta a desastres naturais, quanto em políticas habitacionais e estratégias de ocupação do solo. O segundo lote, composto de 20 Cartas de Suscetibilidade, duas Cartas de Perigo e Cartas de Risco, será entregue pela CPRM no final do convênio, em outubro de 2019.

Texto: Lorena A A da Costa
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
equipe.asscom@cprm.gov.br

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.