Quarta-feira, 08 de novembro de 2017

CPRM recebe condecoração do governo japonês pelas ações que desenvolve na prevenção aos desastres naturais

Jorge Pimentel e Esteves Colnago recebem do representante da JICA no Brasil, Akio Saito a condecoração  que reconhece o papel da CPRM no projeto GIDES O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) recebeu da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), condecoração pelo trabalho que desenvolveu no Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (GIDES) que busca aperfeiçoar a capacidade de avaliação de riscos em desastres de movimentos de massa, incluindo a identificação de perigos, análise de vulnerabilidade e mapeamento, além do planejamento e implementação de medidas de redução de riscos em áreas suscetíveis a desastres naturais.

A solenidade aconteceu na terça-feira (7/11), em Brasília, durante o 3º Seminário Bousai, que marcou o encerramento do projeto GIDES, e contou com a presença secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia, Vicente Lôbo; do diretor-presidente interino, Esteves Colnago; do assessor Thales Sampaio, que representou o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Antônio Carlos Bacelar; do chefe do Departamento Relações Institucionais e Divulgação, Marco Túlio Naves Carvalho; e pesquisadores que participaram do projeto.

 Secretário Vicente Lôbo destacou que a integração entre ministérios e outras esferas de governo deve ser compartilhada e expandida os demais municípios do país “Esse projeto é um exemplo de sucesso porque uniu e integrou ministérios e técnicos de diversas esferas de governo. O ministério de Minas e Energia esteve representado pela CPRM, que possui corpo técnico qualificado e conhecimento detalhado nas áreas de geologia, geotécnica e hidrogeologia”, destacou Lôbo, lembrando ainda que desde 2011, a CPRM já elaborou mapas de áreas de risco em 1.270 municípios, e vem fornecendo aos diversos órgãos do governo federal informações fundamentais para gestão de risco de desastres naturais. Vicente Lôbo manifestou interesse do ministério em dar continuidade ao GIDES e a parceria com a Japão.

Esteves Colgnago enfatizou a importância do projeto GIDES para a sociedade brasileira porque desperta uma nova cultura de prevenção de desastres naturais. Destacou que a condecoração é um reconhecimento da participação do CPRM no projeto. “Nosso corpo técnico é composto por profissionais que trabalharam para levar a sociedade a melhor informação a respeito de como prevenir desastres naturais. A experiência adquirida no projeto poderá ser compartilhado com outros municípios”, afirma.

 Tiago Dutra durante apresentação do Manual de Mapeamento de Perigo e Risco a Movimentos Gravitacionais de Massa CPRM apresenta Manual – Ainda durante o seminário, o pesquisador em geociências, Thiago Dutra dos Santos, apresentou, o Manual de Mapeamento de Perigo e Risco a Movimentos Gravitacionais de Massa, elaborado pela CPRM em parceria com consultores japoneses. O manual vai ajudar municípios na tomada de decisões quanto à identificação, prevenção e recuperação de áreas de risco.

As informações produzidas com o apoio do manual podem ser utilizadas no planejamento e ordenamento territorial urbano, criação de sistemas de alerta e evacuação, e também como instrumento preliminar na orientação para a definição de obras de engenharia preventivas e de reabilitação.

Criado em 2013, após o desastre na região Serrana do Rio de Janeiro, o GIDES teve como objetivo formular estratégias de avaliação de riscos, planejamento de expansão urbana e prevenção, recuperação e reconstrução de áreas de risco no Brasil. O Projeto durou quatro anos e promoveu levantamento e investigação, treinamentos, cursos, seminários, workshops, além de visita a campo, como troca de experiências entre Brasil e Japão, em três municípios pilotos Blumenau/SC, Nova Friburgo/RJ e Petrópolis/RJ.

Clique aqui e saiba mais.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.