Terça-feira, 11 de julho de 2017

Debate sobre implementação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança chega a São Paulo

Coordenador do GT de implementação do Sistema de Gestão de SSO, Ricardo Gotelip palestra em SP A Superintendência Regional de São Paulo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) recebeu no dia 29 de junho, o assessor da presidência e coordenador do grupo de implementação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), Ricardo Gotelip. O encontro teve como objetivo principal a avaliação do avanço da implementação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança. Estes encontros já realizados em Fortaleza, Salvador, São Paulo, Goiânia e Belo Horizonte, são “Diálogos de Segurança” com as equipes previstos no cronograma de implementação do sistema.

Conforme Gotelip, o encontro, onde foram discutidos estudos de caso e exercícios práticos de SSO, busca ampliar conhecimento do time e alavancar a cultura de segurança na empresa baseada em comportamento prevencionista seguro, visando a eliminação de riscos e consequente redução de acidentes na empresa.

Os encontros também propiciam a troca de experiência com os empregados, mapear sugestões e fortalecer a cultura de segurança local, em um momento de total interação com os colegas. “Há necessidade de disseminar o tema e preencher as lacunas culturais existentes na área de saúde, bem-estar e segurança do trabalho na CPRM”, afirmou Gotelip.

Entre outros tópicos, foi discutido a importância do fluxo de comunicação de ocorrências de segurança e dos treinamentos em curso em todas as unidades. Foi discutido também a revisão dos de procedimentos operacionais padrão em curso na área de saúde e segurança. Toda esta discussão, que culminará com a implementação do sistema de gestão de SSO têm o propósito de neutralizar e eliminar os riscos e acidentes de trabalho no âmbito da CPRM.

Ricardo Gotelip apresentou os estágios do processo de implementação do sistema de gestão de SSO O cronograma de implementação do Sistema de Saúde e Segurança da CPRM já avançou muito. As etapas de reconhecimento do ambiente e diagnóstico, mobilização de lideranças, formação do grupo de trabalho e estruturação do sistema e adequação ao ambiente da CPRM foram concluídas. Entre as ações que estão em andamento estão a padronização dos procedimentos operacionais, definição de atribuições e responsabilidades e realização de treinamentos. “A consolidação da cultura de segurança na CPRM é de suma importância na vida profissional e pessoal de todos nós e resultará em extraordinários ganhos em qualidade de vida e bem-estar para os empregados”, finalizou Gotelip.

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.