Dia do Estudante: um olhar para os estudiosos da geologia

Quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Dia do Estudante: um olhar para os estudiosos da geologia

Em homenagem à data, o Serviço Geológico do Brasil relembra a relevância da formação de geocientistas

Excursão de campo da primeira turma de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1957 - Instituto de Geociências UFRGS
A fim de celebrar a prática do aprendizado, hoje é comemorado o Dia do Estudante. A data retoma a criação das primeiras instituições brasileiras de ensino superior. Em 11 de agosto de 1827, Dom Pedro I fundou as Faculdades de Direito de Olinda (PE) e do Largo do São Francisco (SP). Com atuação fundamental para a produção de conhecimento geocientífico, o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) festeja este dia lembrando da importância dos estudantes de geologia.

A data comemorativa foi instituída em 1927, 100 anos após o nascimento dos institutos paulista e pernambucano - que hoje integram a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), respectivamente. Na comemoração do centenário das primeiras faculdades brasileiras, o advogado Celso Gand Ley sugeriu que, em 11 de agosto, fosse celebrado o Dia do Estudante no Brasil e teve a sua ideia aceita.

O início da formação de geólogos no país aconteceu em meados do século XX, devido à falta de profissionais capazes de atuar na busca por petróleo no Brasil. “O fracasso das prospecções era atribuído à falta de geólogos e de conhecimento sobre a estrutura geológica do país”, explicou a historiadora Drielli Peyerl à Revista Pesquisa FAPESP, apontando o insucesso na procura pelo combustível fóssil naquele período e justificando a necessidade de haver geocientistas ativos no território brasileiro.

Foi a partir da busca pelo petróleo e pela aceleração da industrialização brasileira que o ex-presidente Juscelino Kubitschek criou, em 1957, a Campanha de Formação de Geólogos (CAGE), programa responsável por promover a expansão dos estudos das geociências no Brasil. A CAGE fundou, no mesmo ano, quatro cursos de graduação em Geologia, divididos entre Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os primeiros estudantes a tornarem-se geólogos em solo brasileiro concluíram a sua formação em 1959.

Segundo a Sociedade Brasileira de Geologia (SBGEO), hoje existem 32 cursos de graduação em Geologia no Brasil, três em Engenharia Geológica, e há, ainda, 50 programas de pós-graduação que englobam as geociências. De acordo com estudos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), cerca de 300 estudantes formam-se em geologia a cada ano. (com informações da FAPESP, UFRGS, SBGEO, Infoescola, BBC e UOL)

Amanda Rosa
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br

  • Imprimir