Sexta-feira, 14 de julho de 2017

Equipe da CPRM realiza curso sobre medição de vazão de rios

Buscando modernização das técnicas utilizadas e qualificação do serviço executado, entre os dias 3 e 7, equipe da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou de curso sobre medição de vazão de rios com a utilização de medidores acústicos (M9 e Flow Tracker). Também foi realizado treinamento para uso de aparelhos de aferição da qualidade de água (sondas EXO 1). O curso foi ministrado pela Agência Nacional das Águas (ANA), nas dependências da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do RS.

Participaram do curso os engenheiros Emanuel Duarte, Francisco Marcuzzo e técnico Luciano Trasel. A aula prática de medição de vazão foi realizada na cidade de Maquiné/RS. A atividade contou com a assistência da CPRM, sob a responsabilidade do hidrotécnico Christian Cardoso e seu auxiliar Ivonei Scarabelot. Integrantes do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) também participaram da capacitação.

Conforme explica Emanuel Duarte, o emprego dos novos equipamentos propicia maior eficiência nas medições de descarga líquida realizadas pela CPRM, no âmbito da operação da Rede Hidrológica Nacional (RHN), e representa um passo importante na modernização das técnicas de medição utilizadas, equiparando a operação da CPRM com a realizada pelos maiores serviços geológicos do mundo como o Serviço Geológico Americano (USGS). Ressaltou ainda o uso dos novos equipamentos propicia a entrega de produtos de forma mais rápida e com resultados mais consistentes. “O curso foi bastante proveitoso, uma vez que nos deu suporte a operar equipamentos considerados de ponta e poderá render ganhos de produtividade em um futuro próximo”, ressaltou.

Emanuel Duarte, Francisco Marcuzzo, Maurrem (ANA), Luciano Trasel Aula prática no rio Maquiné Montagem e calibração do M9 e Flow Tracker Posicionamento do M9 na margem para inicio da medição. Preparação da seção para medição com FlowTracker

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.