Estudo dos meteoritos revela dados sobre formação do Sistema Solar e evolução planetária

Terça-feira, 06 de junho de 2023

Serviço Geológico do Brasil possui 60 meteoritos catalogados no Museu de Ciências da Terra

Bendegó 3 e 2 da coleção do MCTer (Foto: Divulgação/SGB)

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) tem 60 meteoritos catalogados no Museu de Ciências da Terra (MCTer). No acervo, estão peças seculares raras, do Brasil e de outros países, como Argentina, Chile, Estados Unidos, México, Letônia e Ucrânia. Esses viajantes do espaço trazem informações importantes sobre o Sistema Solar. Por meio dos estudos, pode-se compreender a formação dos planetas e de outros corpos celestes que giram em torno do sol, assim como tentar entender a origem da vida.

Isso é possível porque esses fragmentos de meteoros e asteroides que caem na superfície terrestre são formados pelos mesmos elementos que se uniram e formaram a Terra e outros planetas. Desse modo, a análise das rochas permite compreender mais sobre a evolução planetária, o que inclui o conhecimento sobre o núcleo da Terra, visto que ainda não se consegue acessá-lo. Além disso, estudos mostram que elementos para a formação da vida na Terra, como água e matéria orgânica abiótica, podem ter vindo junto com meteoritos rochosos.

O MCTer disponibiliza um catálogo virtual, que reúne informações sobre os meteoritos brasileiros e fotos de peças catalogadas. O conteúdo pode ser acessado aqui. De acordo com as informações, por ano caem cerca de 45.000 meteoritos na superfície da Terra. No entanto, a maioria está em oceanos ou regiões desabitadas. Apenas 500, aproximadamente, são recuperados. Eles recebem o nome da cidade onde foram achados.

No Brasil, já foram encontrados 78 meteoritos. O maior, reconhecido até o momento, é o Bendegó, que pesa 5,36 toneladas e mede 2,15 m x 1,5 m x 65 cm. Um pequeno fragmento desse exemplar de meteorito siderólito (formado de ferro-níquel) está à mostra na exposição “Meteoritos: Fragmentos da História do Sistema Solar”, no MCTer, até 28 de agosto. Estão expostos, na sala especial do Museu, 20 fragmentos que compõem o acervo da instituição, além de uma peça do Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau), o Bocaiúva.

Serviço:
Exposição - Meteoritos: Fragmentos da História do Sistema Solar – a Coleção do Museu de Ciências da Terra
Local: Museu de Ciências da Terra, Avenida Pasteur 404, Urca, Rio de Janeiro
Duração: até 28 de agosto de 2023