Estudos do Serviço Geológico do Brasil impulsionam o desenvolvimento sustentável em Curitiba

Quarta-feira, 29 de março de 2023

Estudos do Serviço Geológico do Brasil impulsionam o desenvolvimento sustentável em Curitiba

Pesquisadores do SGB ampliam conhecimento geológico sobre a capital, que comemora 330 anos nesta quarta-feira (29)




O Serviço Geológico do Brasil (SGB) desenvolve estudos e projetos que estimulam o desenvolvimento sustentável em Curitiba, capital que celebra 330 anos nesta quarta-feira (29), e em todo o Paraná. Muitos dos trabalhos foram realizados em parceria com o antigo serviço geológico do estado, a Minerais do Paraná (Mineropar).

A atuação culminou com a criação do Núcleo de Apoio Técnico de Curitiba, coordenado pela Superintendência Regional de São Paulo (SUREG-SP). A unidade contribui para estreitar os laços com entidades de pesquisa, ensino e de gestão pública, de modo a fomentar pesquisas, impulsionar o setor produtivo e subsidiar ações para planejamento urbano e gestão sustentável de recursos.

Atualmente, 11 pesquisadores compõem a equipe e produzem conhecimento em diversas áreas, como cartografia geológica, recursos minerais, geofísica, hidrogeologia e prevenção a desastres naturais.


Conhecimento geológico - Um dos principais trabalhos do SGB para identificar o potencial mineral da cidade é o Projeto Materiais de Construção na Região Metropolitana de Curitiba , que avaliou ocorrências e depósitos de minerais para uso na construção civil.Foram 60 empreendimentos mapeados.

O SGB também produziu o Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Paraná. O mapeamento é a principal ferramenta do SGB para subsidiar a descoberta de novos depósitos minerais e impulsionar o setor produtivo. Além disso, é a base para outras atividades, como pesquisa e gerenciamento de recursos hídricos, compreensão dos processos de evolução da paisagem e da formação dos solos, estudos da geodiversidade e identificação de áreas de risco.


Hidrologia e Gestão Territorial - Para auxiliar na gestão dos recursos hidrológicos, os pesquisadores produziram o Mapa Hidrogeológico do Estado. Em 2015, foi publicada a Carta das Águas Subterrâneas do Paraná. O documento é resultado de parceria entre SGB, Ministério do Meio Ambiente e o Instituto das Águas do Paraná.

Na área de gestão territorial, o SGB elaborou mapas da geodiversidade de Curitiba e do Paraná. O conhecimento adquirido permitiu identificar as aptidões e restrições ao uso e ocupação do território. Além de gerar informações sobre recursos minerais, riscos geológicos e paisagens naturais.


Prevenção a desastres - Estudos do SGB permitem a elaboração de documentos geotécnicos que auxiliem gestores na tomada de decisões para prevenção de desastres. Já foram realizados mapeamentos de áreas de risco em 46 municípios do Paraná. Entre eles, Curitiba. Além disso, o SGB elaborou 13 Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações. No município de Almirante Tamandaré, o SGB também produziu o documento:Diagnóstico da População em Áreas de Risco Geológico.

Geologia Médica – Entre os principais projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Curitiba, está o Programa Risco de Radônio para o Brasil. A iniciativa tem a finalidade de suprir a falta de indicadores à exposição natural ao elemento, que é a segunda principal causa de câncer de pulmão no país. Por meio do projeto, são fornecidos subsídios científicos para basear planos de ação que otimizem a política de saúde para a doença.


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
Imprensa@sgb.gov.br


  • Imprimir