Quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Geologia no cotidiano é tema de exposição na Primavera dos Museus

Nesta quinta-feira (23), o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), por meio do projeto SGBeduca, com a Primavera dos Museus, inaugurou a exposição "De onde vem? A Geologia das Coisas", em parceria com o Curso de Geologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e com o Museu de História Geológica (HGEO) do Rio Grande do Sul.

Vista de um dos itens da exposição São apresentados, na mostra, alguns minerais comuns do cotidiano e em que produtos eles são encontrados. A ação integra, ainda, as atividades da 15° Primavera dos Museus 2021, que acontece de 20/9 a 26/9 deste ano. Além da exposição, há, também, atividades infantis, com jogos e brincadeiras, para as crianças testarem os conhecimentos aprendidos no evento.

A mostra ficará disponível para visitação até o dia 22/03/2022, na Unisino, Setor C09, sala 104 (C09 104), na Escola Politécnica. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. A entrada é gratuita e o agendamento é feito pelo e-mail: mhgeo@unisinos.br.

Uma das brincadeiras da exposição, onde há tempo cronometrado para ligar os minerais com objetos Sobre o projeto
O SGBeduca é um programa do SGB-CPRM, destinado à divulgação e popularização das geociências para crianças, jovens, adultos e professores. Os conteúdos disponíveis foram produzidos por técnicos do SGB e são mediados, tornando a linguagem acessível, sem perder a qualidade científica.

Com a missão de promover a divulgação das geociências, o Museu de Geologia foi criado na Superintendência Regional de Porto Alegre, em janeiro de 1995. Seu acervo conta com minerais de 23 estados brasileiros e de 52 outros países, composto por raridades como tectitos, meteoritos e minerais de bórax (que o Brasil não produz), e a lulzaquita, mineral que se tornou conhecido no início do ano 2000, sendo este provavelmente o único espécime no Brasil.

Vista do Museu de Geologia Janis Morais
Eduarda Vasconcelos
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
asscom@cprm.gov.br

  • Imprimir