Geoparque aspirante de Caçapava do Sul está nas últimas instâncias para chancela da UNESCO

Quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Geoparque aspirante de Caçapava do Sul está nas últimas instâncias para chancela da UNESCO

Serviço Geológico do Brasil pesquisa e analisa geoparques com potencial atrativo geomorfológico e de interesse internacional para turismo

Foto de despedida da missão no geoparque, no Geossítio Guaritas, às margens da rodovia RS - 625

O Brasil terá mais um geoparque chancelado na Rede Internacional de Geoparques. De acordo com a dirigente da Comissão de Geoparques da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e professora de Geologia na Universidade Federal de Goiás (UFG), Joana Sánchez, o processo de análise do geoparque aspirante de Caçapava do Sul (RS) está nas últimas instâncias avaliativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A divulgação oficial está prevista para maio deste ano.

Reconhecidos pela UNESCO, os geoparques são lugares com importância científica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e histórica. Pertencente ao bioma pampa, Caçapava do Sul apresenta rochas sedimentares marinhas e continentais com mais de 500 milhões de anos, e fósseis de animais extintos, especialmente as preguiças-gigantes.

Os geólogos representantes da entidade universal, Antônio Matencio, da Espanha; e Mahito Watanabe, do Japão, estiveram acompanhados da comissão do Geoparque Aspirante Caçapava, e do geólogo do SGB, Marcelo Goffermann, durante visita a geossítios, museus e prédios símbolos do patrimônio histórico e cultural do município de Caçapava do Sul - realizada de 6 a 10 de novembro do ano passado.

Joana Sánchez explicou que a homologação de Caçapava do Sul, juntamente com a do Geossítio Quarta Colônia (RS), “abre portas para novos pedidos de análises para outros locais do país e encorajam equipes que estão com os processos empacados".

Duas propostas estão previstas para análise ainda este ano: Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso; e o Geoparque Uberaba - Terra dos Gigantes, em Minas Gerais. Joana reforça a importância do reconhecimento dos geossítios pela Unesco para, também, integrar as comunidades aos locais turísticos. “O mais interessante é perceber que a população está voltando os olhos para a geologia. O geoparque tem um desenvolvimento sustentável direcionado à educação da população que habita o local, e isso aumenta significativamente o turismo e a maneira de conseguir arrecadar renda para a população”, completou.


Parque Natural Municipal Pedra do Segredo – Geossítio Serra do Segredo


Visita da Unesco à Caçapava do Sul

A visita dos representantes da UNESCO teve como objetivo observar: as características geológicas e geomorfológicas; a integração da comunidade com a bio e geodiversidade; os atrativos culturais, históricos e arquitetônicos; e as paisagens naturais da região. A partir daí, é encaminhado um relatório à Organização indicando se o local atende aos critérios de chancela.

O pesquisador Marcelo Goffermann explicou que apesar de não ser o responsável por encaminhar o dossiê - documento que apresenta a região para a entidade -, o SGB atua no desenvolvimento de pesquisas e análises de regiões com potencial para serem transformadas em geoparques. “A instituição presta apoio às comissões peritas, que, após análise do local, assumem a responsabilidade pelo desenvolvimento e promoção dos geoparques”.

A ação teve como foco visitar lugares ricos em geodiversidade e ambientes culturais. Os avaliadores e a missão técnica tiveram a oportunidade de conhecer os geossítios Toca das Carretas, Serra do Segredo, Guaritas e Minas do Camaquã.

Representantes da UNESCO com o coordenador científico do geoparque, geólogo André Borba, na “Caverna da Escuridão”, durante o trajeto da trilha na Pedra do Segredo. Estas grutas são comuns na região, esculpidas pela passagem das águas subterrâneas


Passeios a locais históricos contam a história da região

Pontos turísticos como o Jardim da Geodiversidade Professor Maurício Ribeiro; a Secretaria Municipal de Cultura; o Museu Lanceiros do Sul; a Igreja Nossa Senhora da Assunção; a Casa Borges de Medeiros; a fábrica de azeite de oliva Don José; e o Forte Dom Pedro II - tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - integraram o roteiro de visitas durante o primeiro dia de campo. No museu, os geólogos foram apresentados ao projeto de restauração da Casa de Cultura de Caçapava, possível sede para o futuro geoparque. Também foi destaque a visita ao geossítio Toca das Carretas, conhecido como uma das “maravilhas” de Caçapava. Trata-se de um conglomerado com relevo em forma de cavernas e grutas, cuja beleza impressionou a equipe.

Avaliadores da UNESCO na Geo Feira, onde experimentaram os Geo Produtos - artigos fabricados, de forma sustentável, por produtores parceiros do Geoparque -  e conversaram com os produtores e artesãos

No segundo dia, os avaliadores e a comissão chegaram ao Mirador Capão das Galinhas, localizado na porção sul da Serra do Segredo, com vista para a Pedra Furada. Marcelo Goffermann mencionou que “o local apresenta potencial turístico, contemplativo e educativo". Em seguida, foram ao Geossítio Serra do Segredo, um dos grandes destaques da paisagem do geoparque, com visita ao Parque Natural Municipal Pedra do Segredo.


Mirador Capão das Galinhas no Geossítio Serra do Segredo, onde se observa a geoforma Pedra Furada

Marcelo Goffermann, representante do SGB na missão, acompanhado dos avaliadores Antônio Matencio e Mahito Watanabe, com a Pedra do Segredo ao fundo

Após visitarem a Casa de Cultura Juarez Teixeira, a equipe conheceu o Clube Recreativo Harmonia, centro cultural que promove a cultura e a memória africana e afro descendente. De acordo com Marcelo, “a homologação do geoparque pela UNESCO pode trazer uma maior visibilidade aos aspectos culturais das religiões afro no território”. Ainda no segundo dia de visita, a comitiva foi ao geossítio Guaritas e, então, à Pousada Rural Guaritas, uma oportunidade para se aproximarem mais da gastronomia e costumes do local.

O terceiro dia de avaliação começou na Escola Professora Gladi Machado Garcia, no Geossítio Minas do Camaquã, em que foram realizadas atividades participativas entre alunos, professores e integrantes da comunidade local. No evento, foram discutidos assuntos como a história da mineração no município e a influência dela na construção urbana local. Por fim, conheceram a Novelaria Santa Marta, localizada no Geossítio Guaritas, que surgiu a partir de uma proposta sustentável da tradição de fiar.

Avaliador Watanabe experimenta a fiação de lã.  Crédito da Foto: Catherine Vargas, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caçapava do Sul

Maria Alice dos Santos
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir