Terça-feira, 02 de outubro de 2018

Hidrotécnicos do Serviço Geológico do Brasil iniciam curso de extensão no IPH/UFRGS

 No total, 52 hidrotécnicos da CPRM participam do curso no IPH

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizou nesta segunda-feira, dia 01/02, a abertura oficial do Modulo I do Curso de Extensão em Hidrologia para os 52 hidrotécnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) aprovados no concurso realizado no final de 2016. Os alunos foram recepcionados com as palestras do diretor do IPH, Prof. Dr. Carlos André Bulhões, do Prof. Dr. Gean Paulo Michel, coordenador geral do curso pelo IPH e dos professores Fernando Mainardi Fan e Marcos Imério Leão. Pela CPRM palestraram o chefe do Departamento de Hidrologia Eng. Frederico Peixinho e a pesquisadora em Geociências Andrea Germano, coordenadora geral do curso pela CPRM.

O objetivo do curso é oferecer capacitação para as equipes da CPRM na área de Hidrologia visando formar profissionais estratégicos para a condução de trabalhos de monitoramento da qualidade de águas superficiais e subterrâneas, vocacionados para: instalação, operação e realização de manutenção de equipamentos destinados à medição de níveis e vazões em rios, lagos e estuários; levantamento de informações em bacias hidrográficas; ensaios de infiltração, bombeamento em poços; instalação, operação e manutenção de estações hidrometeorológicas, telemétricas, sedimentométricas, entre outras atribuições.

O curso foi dividido em três módulos: Módulo I essencialmente teórico realizado nas dependências do IPH que se estenderá por 6 semanas (01/10 a 09/11), totalizando 240horas. O Módulo II (EAD, via plataforma MOODLE) terá início imediatamente após o término do Módulo I, com duração de 12 semanas e carga horária de 240horas e finalmente o Módulo III (Praticas de Campo) deverão ser definidas juntamente com a CPRM e a ANA (Agencia Nacional de Aguas), com 720horas. Totalizando 1200 horas. Ao final do curso, os alunos que tiverem demonstrado desempenho adequado receberão o certificado de curso de extensão em hidrologia. Serão considerados aptos aqueles alunos que obtiverem avaliação final superior à nota 6,0, em uma escala que varia de 0,0 a 10,0, em todas as disciplinas, inclusive nas Práticas de Campo.

Como grande parte dos técnicos trabalham no monitoramento da Rede Hidrometeorológica Nacional, operado em estreita parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). O curso conta com o apoio financeiro da ANA.

 Abertura oficial do curso de extensão em Hidrologia  Prof. Dr. Carlos André Bulhões – Diretor do IPH  Chefe do Departamento de Hidrologia da CPRM - Eng. Frederico Peixinho  Prof. Dr. Gean Paulo Michel - Coordenador geral do curso pelo IPH   O primeiro módulo de aulas teóricas terá duração de seis semanas

© Copyright CPRM 2016-2018. Todos os direitos reservados.