Segunda-feira, 10 de junho de 2019

MCTer realiza exposição em parceria com o Museu Ciência e Vida

 A atividade recebeu estudantes da rede pública de ensino de Duque de Caxias (RJ) No Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a equipe do Museu de Ciência da Terra (MCTer) realizou uma atividade itinerante no Museu Ciência e Vida, no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. O tema da atividade foi o “Antropoceno”, termo usado por alguns cientistas em referência ao período mais recente da história do planeta. Cerca de 100 visitantes tiveram a oportunidade de ver uma exposição sobre Geologia e Paleontologia e realizar atividades práticas e de reflexão.

 Na exposição “Geologia e Saúde”, os visitantes interagiram com amostras de elementos químicos, como Alumínio, Lítio, Cobre e Ferro Na exposição “Geologia e Saúde”, o público pôde conhecer os benefícios e malefícios de elementos químicos. Também interagiram com a mostra “Geologia do Cotidiano”, cujo objetivo é aproximar a geologia da sociedade. Já na área da Paleontologia, foram abordadas as mudanças ambientais, da fauna e da flora que fazem parte da dinâmica do planeta desde sua origem. Como atividade, o público registrou sua marca na escala geológica da terra e foram convidados a refletir sobre seus hábitos diários e impactos.

 Visitantes de todas as idades deixaram sua marca na escala geológica da terra O coordenador do Núcleo de Educação do MCTer, Rodrigo Machado, falou sobre a importância da discussão das mudanças ambientais. “No momento em que se discute mudanças ambientais, uma polarização consolidada é o debate sobre o real papel dos seres humanos, como grande protagonista do aumento da temperatura, do degelo de geleiras e extinção de várias espécies, só para citar alguns exemplos. A partir dessa discussão, o objetivo dessa atividade foi trazer ao público uma reflexão sobre a marca que cada um gostaria de deixar na história do planeta”, ressaltou.


Lorena Amaro
Colaboração: Rodrigo Machado
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
(21) 2295-4641
lorena.costa@cprm.gov.br

  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.