Quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Mato Grosso Recebe Resultados de Projetos em Parceria com a CPRM

O estado do Mato Grosso recebeu, ontem, dia 10 de dezembro, três importantes produtos desenvolvidos pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em parceria com o governo do estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e da Companhia Matogrossense de Mineração (Metamat).

 O geólogo Reinaldo Brito, do Departamento de Recursos Minerais da CPRM, apresenta os projetos  Representantes de governos e empresários do setor mineral acompanham o lançamento  Manoel Barretto concede entrevista a jornalistas sobre os produtos lançados  Os produtos gerados a partir dos projetos “Metalogenia da Província Aurífera Juruena-Teles Pires”; “Avaliação de Rochas Calcárias e Fosfatadas para Insumos Agrícolas do Estado de Mato Grosso”; e “Levantamento Aerogeofísico do Estado de Mato Grosso - Área 2”, trazem importantes informações sobre potencialidades minerais com vistas a atrair novos investidores. Os estudos dão indícios da existência de diversos minerais, com destaque para ouro, diamante, fosfato e calcário, estes últimos muito importantes como insumos para a agricultura.

 

O Mato Grosso conta com uma forte agro-indústria que importa grande parte dos insumos minerais agrícolas. O estado consome anualmente 3 milhões de toneladas de calcário, usados na correção do solo. Os estudos preliminares realizados nas regiões Norte, Sul e Central do estado apontam para uma capacidade instalada de extração de calcário de até 16 milhões de toneladas por ano.

 

Segundo o diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, Manoel Barretto, a partir dos resultados obtidos nesses três produtos, o governo disponibiliza informações muito importantes para as empresas e a sociedade. "São informações que poderão atrair investidores e gerar emprego e renda no Mato Grosso", destacou.

 

Os relatórios dos produtos estarão brevemente disponíveis no site da CPRM em formato PDF.

  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.