Quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Museu de Ciências da Terra promove exposição na 15ª Primavera dos Museus

Ação itinerante apresentará coleção de fósseis, minerais e sobre mineração durante exposição de quinta (23) a sábado (25) em frente ao Museu, situado no bairro da Urca, no Rio de Janeiro

Ação será realizada na área externa do MCTer, na Urca, até o próximo sábado (25). Foto: Leonardo Martins

O Museu de Ciências da Terra (MCTer), situado no bairro da Urca, na cidade do Rio de Janeiro, promove nesta semana uma exposição itinerante dentro programação nacional da 15ª Primavera dos Museus, que é um evento promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A ação terá início nesta quinta-feira (23) e seguirá até o sábado (25), das 10h às 16h, com exposições sobre fósseis, minerais e mineração, além de atividades recreativas e educativas para crianças.

Administrado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), o MCTer é o museu de história natural que abriga o maior conjunto de fósseis do Brasil, com um acervo relevante nas áreas de paleontologia, mineralogia, petrologia e meteorítica. Durante a ação, que será realizada ao lado da escadaria do Museu, os visitantes poderão conhecer parte deste acervo e tirar dúvidas com paleontólogos. A programação é gratuita, com indicação para todas as idades, e será realizada em parceria com a Fundação Parques e Jardins, Antena 1, Unirio, British School e as secretarias municipais de Cultura e Conservação do Rio de Janeiro.




Além da atividade cultural, a programação do MCTer na 15ª Primavera dos Museus marca também o início de outra importante ação: a revitalização da Praça Guilherme Figueiredo, que fica ao lado do Museu. O espaço, hoje degradado, será recuperado para incentivar a utilização de moradores e estudantes da região. Segundo explica o coordenador do Núcleo de Educação do MCTer, o paleontólogo Rodrigo da Rocha Machado, a revitalização faz parte da cooperação firmada com a Fundação Parques e Jardins, contando com o envolvimento de um grupo de moradores da Urca e de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), que fica em frente à praça.

A primeira atividade foi a poda das árvores, realizada na terça-feira (21) pela equipe da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB). A revitalização foi incentivada a partir do surgimento do Coletivo Pé da Praça, uma iniciativa conjunta dos moradores da Urca e de estudantes da UNIRIO com a proposta de criar uma agrofloresta urbana e comunitária na praça para a produção de alimentos, plantas medicinais, reflorestamento de plantas nativas da mata atlântica e compostagem.

Primavera dos Museus
Com o tema “Museus: perdas e recomeços”, a 15ª Primavera dos Museus teve início no último dia 20 e segue até o próximo domingo (26). De acordo com o Ibram, que organiza anualmente o evento, a edição de 2021 conta com 685 museus participantes e 1760 eventos cadastrados. Ao todo, 296 cidades de 25 estados estão promovendo atividades como show, teatro, seminário, exposição, cinema, visita mediada, debate, lançamento de livro, workshop, festival, entre outras.
  • Imprimir