Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Museu de Geologia promove oficina de réplicas de fósseis para crianças

Crianças apresentaram o resultado final da oficina ao lado dos geólogos Andrea Sander, Bruno Horn e do técnico do laboratório de petrografia Rodrigo Malikovski Filmes, brinquedos e desenhos animados sobre dinossauros sempre despertam o interesse das crianças. Agora imagina a alegria de ter a oportunidade de confeccionar réplicas de fósseis de dinossauros e depois levá-las para casa. Essa foi a proposta da atividade realizada nesta terça-feira, dia 19/02, no Museu de Geologia da Superintendência Regional de Porto Alegre do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). A atividade gratuita recebeu 17 crianças entre 5 e 10 anos, que participaram da oficina onde foram confeccionadas réplicas de fósseis de dentes, garras e ovos de dinossauros e outros animais pré-históricos.

A “Tarde no Museu” teve início com a palestra do geólogo Bruno Horn falando principalmente sobre os dinossauros e o período em que eles habitaram a Terra. Após este estímulo inicial ao conhecimento das geociências, iniciou a atividade com pintura artística e lúdica de um kit de seis réplicas contendo garras de espinossauro e velociraptor, dentes de megalodon, um ovo de dinossauro e uma trilobita.

Pintura da réplica da garra de um espinossauro “Eu adoro dinossauro, tenho livro de dinossauro, por isso adorei a oficina. Foi muito legal pintar. O espinossauro foi o que eu mais gostei”, comentou Lara Montanari, 10 anos. “Eu gostei de saber que o velociraptor tinha pena e de pintar o dente do megalodon, que eu já tinha visto um vídeo sobre ele, o maior tubarão que já existiu”, contou Henrique Morais, 9 anos.

A criação de réplicas de fósseis foi uma iniciativa do Museu de Geologia para tornar o tema mais atraente para as crianças. As réplicas são objetos em gesso feitos a partir de moldes em silicone. “Acreditamos que atividades lúdicas, que promovam a interação, atraem a atenção dos alunos, promovendo mais aprendizado”, destacou geóloga Andrea Sander, coordenadora do Museu de Geologia da Superintendência Regional de Porto Alegre e do projeto Geociências nas Escolas da CPRM.

O Museu de Geologia do Serviço Geológico do Brasil, empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia, existe desde 1995 em Porto Alegre. Possui acervo de mais de 1500 minerais e rochas, com destaque para aqueles do Estado do Rio Grande do Sul; incluindo gemas brutas, lapidadas e fósseis e pertence à rede de museu da CPRM que também conta com o MCTer no Rio de Janeiro. Contato: (51) 3406-7300.

Acesse aqui a galeria de fotos.

Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361
  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.