Quinta-feira, 08 de dezembro de 2011

O Homem e o Meio Ambiente

*Sebastião Menezes

 

De todos os seres da Terra, o homem é o mais capaz de se adaptar às inúmeras condições existentes no meio ambiente natural. Ele pode viver nas regiões tropicais (de clima quente e úmido) ou nas regiões próximas aos pólos (de clima polar - muito frio).

 

Um ambiente natural é determinado pela interação entre os processos geológicos e os materiais terrestres de um dado local. A habilidade do homem para se adaptar aos meios naturais deve-se em parte ao sucesso alcançado por ele na criação de meios artificiais. Para conseguir isso efetivamente, o homem teve que aprender muito a cerca das condições existentes nos meios naturais, inclusive as transformações terrestres.

 

Na Terra, não importa para o que e para onde olhemos; evidências de transformações sempre serão encontradas. As transformações ocorrem ao nosso redor. Uma transformação ocorre quando algo observado se apresenta diferente daquilo que era quando da observação anterior. 

 

Os termos “meio ambiente”, “ambiente” e “meio físico” têm sido usados praticamente como sinônimos. Assim, por ambiente entende-se o conjunto de fatores naturais, sociais e culturais que envolvem um indivíduo e com os quais ele interage, influenciando e sendo influenciado por ele. Logo o ambiente é o mesmo que meio físico que é sinônimo de meio natural e é caracterizado pelos diversos elementos físicos e bióticos. Os elementos do meio físico incluem, então, as formas de relevo, as rochas, os solos, os rios, os climas, a vegetação e a fauna.

 

O meio ambiente não corresponde somente ao meio físico, mas engloba também o ser humano e suas atividades, ou seja, ele é a soma das interações entre o meio físico (recursos naturais), o meio antrópico (ações do homem) e o meio socioeconômico (recursos econômicos). As ações do homem sobre os recursos naturais e econômicos produzem impactos no ambiente, os quais geram fragilidades diversas que precisam ser remediadas.

 

Desde 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) procura chamar a atenção das pessoas para a preservação do meio ambiente, ou seja, mostrar o lado humano das questões ambientais; capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável e promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos naturais e das questões ambientais. Saber preservar o meio ambiente e utilizá-lo de maneira sustentável é garantir o futuro para as novas gerações.

 

*Geólogo sênior, especialista em morfologia tropical, mestre em geologia e ex-professor da UFRuRJ e da UFJF; é da localidade de Arataca, município de Varre-Sai-RJ.

 

Fonte: Jornal Tribuna/RJ - Edição Varre-Sai (Julho 2011)

 

  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.