Pesquisadores do SGB-CPRM realizam visitas técnicas em empreendimentos minerários

Quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Pesquisadores do SGB-CPRM realizam visitas técnicas em empreendimentos minerários

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) integraram, no mês de agosto, equipes de análise técnica e visitaram três localidades de pesquisa e exploração mineral: o Complexo Mineroquímico de Taquari-Vassouras, em Rosário do Catete (SE); o projeto Fosfato-Miriri, que se localiza ao sul da cidade de João Pessoa (PB), abrangendo os municípios de Alhandra e Pedra do Fogo, na Paraíba, e Goiana, em Pernambuco; e a Província Pegmatítica da Borborema (PPB), situada entre os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Pesquisadores durante visitas de campo Os especialistas, que fazem parte da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais do SGB-CPRM, fizeram registros de campo e suas análises irão possibilitar a ampliação dos estudos já realizados pelo Serviço Geológico do Brasil nestas localidades. Estiveram acompanhando as visitas, o Diretor de Geologia e Recursos Minerais, Márcio Remédio e o Assessor da DGM, Gilmar Rizzotto.

Complexo Mineroquímico de Taquari-Vassouras

O Complexo Mineroquímico de Taquari-Vassouras, localizado no município de Rosário do Catete (SE), corresponde, atualmente, à área produtora de cloreto de potássio no Brasil operado pela Mosaic Fertilizates. Ele abriga a única mina subterrânea convencional de potássio no país, sendo o minério silvinita lavrado por meio do método câmaras e pilares. O complexo ainda conta uma planta de beneficiamento, cujo processo é por meio de flotação. A capacidade de produção do empreendimento é de 400 mil toneladas de cloreto de potássio por ano.

A importância da descoberta de novas reservas de potássio se tornou mais evidente após os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia, que alertou para a necessidade de incentivos para pesquisa e exploração nacional para a produção de fertilizantes, haja vista que a Rússia é o principal exportador mundial deste bem mineral.

A visita técnica ao Complexo Mineroquímico contou com a participação das pesquisadoras Katiane Salviano e Klaryanna Alcantara, do assessor Gilmar Rizzotto, e do diretor Márcio Remédio, todos vinculados à Diretoria de Geologia e Recursos Minerais. De acordo com a pesquisadora Katiane Salviano, a visita à mina de Taquari-Vassouras foi de fundamental importância para reforçar as contribuições do SGB-CPRM ao Plano Nacional de Fertilizantes, visando o mapeamento de áreas e aperfeiçoamento de técnicas de produção, a fim de reduzir a dependência do potássio importado da Rússia e Canadá.

Saiba mais: https://www.cprm.gov.br/publique/media/geologia_basica/plgb/sergipe/sergipe_listagem.pdf

Projeto Fosfato-Miriri

O Projeto Fosfato de Miriri (PE-PB), que agrupa sete processos minerários, localiza-se em uma área total de 6.112,18 hectares, ao sul da cidade de João Pessoa (PB), abrangendo os municípios de Alhandra e Pedra do Fogo, na Paraíba; e Goiana, em Pernambuco. A pesquisa mineral, realizada pelo Serviço Geológico do Brasil nas décadas de 1970 e 1980, executou 247 perfurações, totalizando 10.763,97 metros de sondagem. As pesquisas apontaram para um potencial de 102,9 milhões de toneladas de minério fosfatado.

O projeto foi qualificado pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) por meio do Decreto nº 8.893, de 1º de novembro de 2016 e foi objeto de leilão em 2021, após ampla consulta pública. A equipe técnica, formada pelo gestor e pelos fiscais do contrato, estiveram no depósito e acompanharam os trabalhos da BF Mineração LTDa, que foi a vencedora do certame, e confirmaram a seriedade das pesquisas realizadas, anteriormente, pelos técnicos do SGB-CPRM.

Saiba mais: http://www.cprm.gov.br/publique/Acesso-a-Informacao/Leilao-Miriri-%28PB%29-%7C-Fosfato-6249.html


Província Pegmatítica da Borborema

A Província Pegmatítica da Borborema (PPB) é uma região de grande concentração de pegmatitos, sendo uma das maiores províncias dessa natureza no país. A PPB abrange os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte sendo conhecida pela produção de nióbio-tantalatos, estanho, berilo, minerais industriais, como feldspatos e micas e além de gemas diversas, entre as quais a valiosa turmalina paraíba.

Atualmente a Província se destaca pelo importante potencial para extração de Lítio (mineral estratégico tecnológico do futuro). A extração desses bens minerais é realizada, predominantemente, na região do Seridó.

Equipe visita mina subterrânea Três pesquisadoras do SGB-CPRM acompanharam os trabalhos na região: Maria da Guia Lima, Priscila Fernandes e Ana Accioly, juntamente com o Diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio e o pesquisador Gilmar Rizzotto. Vale destacar que o Serviço Geológico foi um dos pioneiros na elaboração de análises e na produção do mapa geológico da região.

Especialistas monitoram superfície da mina As especialistas reafirmaram o compromisso do SGB-CPRM na execução de trabalhos de pesquisa e prospecção mineral e de mais levantamentos geofísicos para subsidiar a ampliação da potencialidade de gemas e minerais industriais em pegmatitos em outras localidades do país. Na ocasião, a equipe teve a oportunidade de conhecer as instalações e serviços no subsolo, setores de beneficiamento e sorting da Brazil Paraíba Mine. Lá, estiveram em galerias localizadas a 96 metros de profundidade – o equivalente a 30 andares para dentro da rocha.(Crédito das fotos: Brazil Paraíba Mine)

Saiba mais: https://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/20512
  • Imprimir