Programa Gestão & Inovação debate compliance no serviço público

Segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Programa Gestão & Inovação debate compliance no serviço público



O Programa Gestão & Inovação realizou, na última sexta-feira (12), o décimo debate virtual abordando a temática ‘Inovação e Compliance: O Desafio das Empresas Públicas’. O debate detalhou o termo ‘Compliance’ - área de atuação responsável por direcionar uma empresa para o cumprimento de suas normas – e contou com a participação do chefe de Governança do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Juliano Oliveira, e do presidente da Companhia Brasileira de Governança (CBG), Paulo Alves.

A Governança tem como objetivo tornar os processos de uma empresa mais eficientes e transparentes. Além disso, orienta os gestores sobre como melhor aplicar os recursos na execução de atividades. No Serviço Geológico do Brasil, o setor está vinculado à Presidência e abrange as áreas de Gestão de Riscos e Integridade, Controle Interno, e Conformidade.

Com vasta experiência no setor público, Juliano considera que Governança e Gestão são áreas complementares. “Procuro fazer com que a Governança seja fonte de subsídios para auxiliar o gestor na tomada de decisão” afirmou.

Alinhado ao pensamento de Juliano, Paulo levantou a questão: como trabalhar compliance em empresas estatais, diante de tantas normas e regras pré-estabelecidas? “Nós aprendemos que burocracia é um termo pejorativo. Porém, a burocracia é condição da própria existência da Administração Pública. O que precisa ser combatido é o excesso de burocracia, para que o elemento de compliance seja balizador de conduta e não para burocratizar ainda mais a atuação da empresa – e, sim, para firmar uma cultura de ética e integridade”, ressaltou o presidente da CBG.

O debate foi mediado pelo representante da Célula de Gestão Disruptiva, Vinícius Novaes, e pode ser revisto no canal do SGB-CPRM, no Youtube.

Amanda Rosa
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br
  • Imprimir