Terça-feira, 04 de novembro de 2008

Público Conhece Novas Possibilidades de Pesquisas no Geobank

O geólogo João Henrique Gonçalves apresentou, nesta quarta-feira, 29, no estande MME/SGM/CPRM/DNPM, as mais recentes inovações do Geobank, o Banco de Dados de Informação Geocientífico e programa ArcExibe desenvolvidos pela Divisão de Geoprocessamento (Digeop) da CPRM.

Durante a exibição online do Geobank, João Henrique Gonçalves fez um breve relato das características e aplicabilidade do produto, demonstrando as ferramentas de uso e a forma de acesso via Internet. Após, o público conheceu as inovações do produto, como a navegação em consultas espaciais (WebMap), a visualização no ambiente Google Earth e a navegação no portal OneGeology, um sistema que disponibiliza mapas geológicos do mundo, preferencialmente na escala 1:1.000.000 – os mapas do Brasil registrados no OneGeology permitem também a conexão com o Geobank.

Com uma plataforma gráfica bastante amigável, o interessado pode obter todas as informações no Geobank de maneira fácil e rápida.
João Henrique demonstra como pesquisar no Geobank
Geobank

Projetado e desenvolvido em plataforma Oracle, com finalidade de atender às pesquisas de dados geocientíficos de forma dinâmica, o Geobank contém dados de várias modalidades. Construído com base na tecnologia do Sistema de Informações Geográficas (SIG), o Geobank é um poderoso instrumento de ação governamental para os usuários da geoinformação. Contendo dados do tipo misto objeto-relacional, destina-se a atender, em sua concepção, às pesquisas espaciais de maneira dinâmica. Atualmente, o Geobank e seu acervo conta com tecnologias agregadas de disponibilização e armazenamento de dados vetoriais associando as entidades gráficas ao conjunto de tabelas Oracle, com interações em tempo real de mapas temáticos. O Web Map Geobank permite consultar as bases de dados e realizar plotagem sobre mapas.

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.