Rede Ametista realiza treinamento para utilização do Repositório Institucional de Geociências

Quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Rede Ametista realiza treinamento para utilização do Repositório Institucional de Geociências

O RIGeo foi lançado em 2016 e conta com mais de 13 mil publicações científicas e institucionais

Equipe apresenta o Repositório Institucional de Geociências (da esquerda para a direita: Gabriela Leitão, Luciana Albuquerque e Roberta Silva)
A equipe da Rede de Bibliotecas - Rede Ametista, do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) realizou um treinamento online, na última sexta-feira (11), para apresentar ao público o Repositório Institucional de Geociências (RiGeo) . O objetivo foi explicar o funcionamento da plataforma, que permite livre acesso à produção intelectual dos pesquisadores do SGB-CPRM e preserva a memória científica gerada ao longo dos anos.

A analista em Geociências e mediadora do evento, Luciana de Albuquerque, destacou que o “RIGeo tem a função de hospedar, disponibilizar e dar visibilidade à produção intelectual da instituição, em um único ponto de acesso, a fim de fortalecer o compromisso institucional para o livre acesso à informação geocientífica”.

O RIGeo foi lançado em 2016 e reúne, digitalmente, a produção científica/acadêmica e os materiais produzidos pelo Serviço Geológico do Brasil. A plataforma pode ser acessada pela sociedade e conta com mais de 13 mil publicações científicas e institucionais.

O repositório é administrado pela Rede de Bibliotecas - Rede Ametista do SGB-CPRM, que conta com uma equipe de administradores e depositantes para publicação dos materiais. A bibliotecária, Gabriela Leitão, explicou o processo de divulgação dos trabalhos. “O RIGeo é o lugar onde colocamos informações que sejam do interesse da comunidade científica e da comunidade no geral. É o canal que temos para interagir com a sociedade”, revelou.

A coordenadora da Rede Ametista, Roberta Silva, demonstrou como acessar os projetos e de que forma são organizadas as pesquisas: por data do documento, autor, título e assunto. “O RIGeo é uma importante fonte de divulgação dos nossos trabalhos, servindo, inclusive, como fonte para elaboração de trabalhos acadêmicos e estudos científicos”.

Os interessados em publicar seus estudos na plataforma devem enviar um e-mail para rigeo@sgb.gov.br

Beatriz Carvalho
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir