Terça-feira, 08 de agosto de 2017

Repositório de publicações técnico-científicas da CPRM passa a integrar portal brasileiro em acesso aberto

O Repositório Institucional de Geociências (RIGEO) que abriga o acervo técnico-científico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), acaba de ser inserido no maior portal brasileiro em acesso aberto (OASISBR). Agora os dados da CPRM passa a integrar o acervo do portal, que contém aproximadamente dois milhões de publicações científicas. O site reúne informações de 386 instituições públicas e privadas.

Cerca de 640 publicações relacionadas a CPRM já estão disponíveis para consulta, entre elas, 410 são artigos de periódicos. “A novidade traz ainda mais visibilidade para as nossas publicações, para os nossos pesquisadores e para própria instituição”, comenta Roberta Silva de Paula, Chefe da Biblioteca Octávio Barbosa, da CPRM.

O RIGEO reúne, preserva e divulga documentos digitais, refletindo a produção científica e institucional da CPRM. Nele é possível encontrar artigos de periódicos, capítulos de livros, teses, dissertações, trabalhos apresentados em eventos científicos e de conclusão de curso, relatórios técnicos, cartilhas, entre outros documentos em formatos digitais.

Além disso, seu objetivo é permitir o acesso integral à produção intelectual dos pesquisadores da instituição, preservar a memória científica gerada ao longo dos anos, fomentar a pesquisa científica na área de geociências e demais áreas do conhecimento, permitir o acesso às publicações dos autores-pesquisadores da instituição e, desta forma, estar em consonância com o movimento internacional de acesso aberto à informação científica.

Já o portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto (OASISBR) é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Outro aspecto positivo é de que o portal é luso-brasileiro, ou seja, ele é alimentado por publicações nacionais e de Portugal, o que facilita ainda mais a propagação das informações no âmbito nacional e internacional.

Clique aqui para acessar o portal OASISBR e as publicações da CPRM.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.