Serviço Geológico do Brasil acompanha registro de terremoto em região do Pará

Quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Serviço Geológico do Brasil acompanha registro de terremoto em região do Pará

O abalo sísmico, de grau 3,9, foi detectado na região de Canaã de Carajás, a aproximadamente 580 km de Belém




Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) detectaram um terremoto na região de Canãa de Carajás, no Pará, no último domingo (22) às 23 horas e 34 minutos (horário de Brasília). O evento, de magnitude 3.9 mR, pôde ser sentido pela população do local. O epicentro ocorreu em uma falha geológica da região, onde rotineiramente ocorrem eventos sísmicos.

Marcos Ferreira, geofísico da divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE) do SGB, responsável pelo acompanhamento sísmico da região, relatou que a magnitude apontada neste domingo está acima do normalmente registrado, mas sem energia suficiente para causar danos à população. "Para essa região, acima da magnitude 4, é um terremoto considerado forte. Esse tipo de fenômeno é esperado. Isso ocorre devido à acomodação das camadas geológicas e das diferentes forças de interação que ocorrem dentro da estrutura da crosta terrestre”, reforçou.

O Serviço Geológico do Brasil possui um Acordo de Cooperação com a Rede Sismográfica Brasileira, composta pelas quatro instituições nacionais de maior experiência em sismologia do Brasil. A conexão de dados das estações e das instituições ocorre em tempo real, por meio de transmissões via internet e satélites. A divulgação de dados para o Governo Federal, empresas e sociedade em geral visa minimizar danos e evitar situações de pânico.

O que fazer durante um evento sísmico

Os pesquisadores ressaltam a importância de boas práticas da população, durante um evento sísmico, como: manter a calma, caso perceba que algo estranho está acontecendo; caso esteja em casa ou apartamento, não sair do local até o fim dos abalos; ficar longe de janelas e locais de onde objetos possam cair; permanecer sob uma mesa resistente ou batente de porta; e, se estiver em local aberto, evitar proximidade com prédios, postes ou árvores.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Governo Federal
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br

  • Imprimir